Ir para o conteúdo

V Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação debate o pós-pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Realizado em parceria pela UFOP e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o evento tem o objetivo de debater os impactos causados pela pandemia da covid-19 nos âmbitos musical, cultural, educacional, científico e tecnológico. A abertura aconteceu na manhã desta terça (21), no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
 

v_seminario_musica_cultura_e_educacao11.jpg_500.jpg

Beatriz Tinôco
O evento reuniu estudantes e professores
 
Em sua quinta edição, o Seminário acontece de 21 a 23 de março na cidade de Ouro Preto, e conta com a participação de professores, estudantes e especialistas nacionais e internacionais, entre eles o professor Oswaldo Lorenzo Quiles, da Universidade de Granada (Espanha), que foi o primeiro palestrante do dia.
 
Segundo o coordenador desta edição, o professor João Fortunato Soares de Quadros Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, a ideia é congregar pesquisadores de todo o Brasil para dialogar e fomentar a cultura da pesquisa, as discussões e o pensamento crítico. Segundo ele, o evento possibilita um aumento das produções e publicações.
 
"A experiência das quatro edições anteriores que coordenei é muito positiva, gera muitos frutos. Alunos da graduação que participaram do seminário e apresentaram trabalhos, TCC ou Iniciação Científica, hoje já estão no mestrado, alguns já no doutorado", afirma João, acrescentando que o evento oferece também uma gama interessante de atividades culturais: "Vamos ter várias atividades ao longo do evento, além de dois concertos à noite, que serão abertos à comunidade".
 
A parceria entre UFOP e IFMA trouxe uma diversidade de participantes, de estados como Maranhão, Amazonas e Paraíba, estimulando o surgimento de redes de apoio entre pesquisadores e participantes do evento.
 
O Seminário conta ainda com sete minicursos. Confira a programação completa. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais