Projeto da Escola de Educação Física é homenageado na Câmara Municipal de Ouro Preto

A Escola de Educação Física (EEF) da UFOP recebeu o diploma de “Honra ao Mérito” pela Câmara Municipal de Ouro Preto pelo trabalho realizado com o futsal ouropretano. O prêmio é destinado à ação do Futsal UFOP vinculado ao programa de extensão Esporte UFOP, em conjunto ao edital anual de ações extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). A ação atende à crescente demanda da modalidade e contempla desde crianças e jovens até adultos, da comunidade universitária e da cidade.

A entrega da honraria aconteceu durante a cerimônia de entrega de Títulos de “Cidadania Honorária” e diplomas de “Honra ao Mérito” edição 2024, concedida pelo vereador Renato Zoroastro.

FUTSAL - O Futsal UFOP é dividido em três ações: o projeto aconteceu entre 2013 e 2020, retornando em 2022. Ele atende crianças e adolescentes ouropretanos dos 4 aos 17 anos; futsal universitário, com as equipes adultas feminina e masculina da UFOP que competem desde 2010 em competições universitárias ou não, representando a UFOP; treinamento de goleiros UFOP, treinamento específico técnico e tático de goleiros de futsal, trabalhando com a iniciação ou competição, atendendo a uma demanda atual das ações da modalidade na EEF.

Na esfera acadêmica, o projeto já gerou mais de 30 trabalhos acadêmicos e participou de mais de 15 eventos científicos, nacional e internacional. A metodologia de trabalho do projeto já foi apresentada em cursos nacionais e internacionais de treinadores de futsal, além de licenças oficiais ministradas pela CBFS Academy. Os treinos do projeto também têm contribuição direta em várias disciplinas dos cursos de Educação Física da UFOP.

E no contexto social, o projeto já atendeu mais de 500 crianças ouropretanas dos 4 aos 17 anos, além de alunos universitários dos campi Ouro Preto e Mariana. Hoje, o projeto conta com 119 atletas para desenvolver as ações.

O Futsal UFOP é gratuito, misto e os treinos acontecem nas quadras da EEF. Para conhecer mais sobre o projeto e como participar, basta acessar os perfis no Instagram (@futsalufop), no YouTube (Futsal UFOP) e no Facebook (Escola de Futsal UFOP) do projeto.