Criado por Administrator em qua, 13/06/2007 - 00:00
A Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop recebe, de 15 de junho a 8 de julho, a exposição coletiva Diálogos Gravados, das artistas plásticas Arlete Santarosa e Lana Lanna. As artistas aliaram as técnicas da gravura em metal e a xilogravura e estabeleceram conexões entre as duas formas de trabalhar graficamente. A exposição é uma proposta na área da gravura que estimula o pensamento, a reflexão e o debate. Pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h, na Galeria de Arte Nello Nuno.
O conjunto do trabalho é uma seqüência de imagens, com cada uma se inspirando nos pontos de contato do desafio proposto anteriormente. Neste diálogo, as artistas construíram um trabalho visando um diálogo interpessoal. Compartilham experiências entre as duas técnicas e estabelecem o discurso desta investigação plástica que foi centrado no conceito da identidade, onde cada pessoa é única e cada cabeça é um mundo. As diferenças pessoais carimbam a condição humana independente da sua origem ou do seu papel social. Foi escolhida a palavra dual para designar a parceria estabelecida. Dual se refere a dois números que na declinação de certas línguas, como o grego e o sânscrito, designam duas pessoas ou coisas. Dual também representa a soma do início da palavra dupla mais a inicial dos nomes Arlete e Lana.
Para a realização deste projeto houve a necessidade da troca permanente das gravuras, onde cada artista interpretou e elaborou a imagem que serviu como referência e ponto de partida para a continuidade da imagem seguinte. O fazer, individual e independente, ficou totalmente comprometido com o outro trabalho. Desta forma, os olhares opostos, emparelhados, criaram uma cumplicidade de relações entre imagem original, leitura, gravação e impressão.
As artistas
Arlete Santarosa (Bento Gonçalves-RS) atua em várias atividades ligadas à cultura, integrando por várias vezes a direção do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Tem participação atuante na Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa, a mais antiga do Brasil. Criou com outros associados do Núcleo e edita, de 2001 a 2005, o boletim “Gravura em Notícia”. Foi eleita representante do segmento de Artes Visuais no Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nos períodos 2004/05 e 2006/07 e é, ainda, conselheira do Museu de Arte Contemporânea do mesmo Estado.
Lana Lanna (Carazinho-RS) estudou desenho e aquarela na Colorado State University, Fort Collins (1977), Cursos de Gravura no Atelier Livre de Porto Alegre (1982 a 1995), tendo como professores Armando Almeida e Anico Herskovitz. Realizou ainda oficinas de gravura em metal com Sheila Goloborotko, Marco Buti e Gáudio Mubarac; na Fundação Iberê Camargo com Ana Letycia e Evandro Carlos Jardim e em Buenos Aires com Matilde Marin e Torben Bo Halbriek.
Diálogos Gravados
Gravuras de Arlete Sales e Lana Lanna
De 15 de junho a 08 julho de 2007
De seg a sex de 9h às 18h / sab e dom de 9h às 14h
Galeria de Arte Nello Nuno / Faop
Rua Alvarenga, 794 Cabeça