Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

FAOP promove exposição sobre a obra do escritor mineiro Paulo Mendes Campos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Exposição pode ser vista de 30 de outubro a 11 de novembro no Centro Cultural e Turístico da FIEMG

 

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) traz à cidade a exposição itinerante "O Poeta em Prosa e Verso", com a vida e a obra do poeta e prosador mineiro Paulo Mendes Campos. Os 21 painéis, divididos entre apresentação, cronologia, biografia, bibliografia, poemas, trechos de livros e citações de artistas, escritores e do próprio homenageado, podem ser vistos de 30 de outubro a 11 de novembro, no Centro Cultural e Turístico da Fiemg (Praça Tiradentes, 4, Centro – Ouro Preto), diariamente, das 9h às 19h. A exposição marca também a participação da FAOP no Fórum das Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto.

 

"É uma honra para a FAOP trazer a Ouro Preto a mostra da vida e da obra de um dos grandes expoentes da literatura mineira", afirma Ana Pacheco, presidente da Fundação. Os curadores da exposição, Humberto Werneck e Jaime Prado Gouveia, contam que Paulo Mendes Campos foi, sobretudo, um poeta de primeira ordem, com sensibilidade depurada e um saudável ceticismo diante da vida.   "E, também, com um senso de humor de fina extração faceta de seu talento. Buscamos aproximar o público leitor um dos melhores escritores brasileiros do século XX", completam.

 

Paulo Mendes Campos

Ele foi o menos notório, o menos festejado dos "Cavaleiros de um íntimo Apocalipse", o legendário quarteto formado também pelos escritores mineiros Fernando Sabino, Hélio Pellegrino e Otto Lara Resende. Mas o escritor foi, na avaliação de muitos que mais de perto conheceram o grupo, o mais preparado dos quatro para a literatura. Deixou uma obra poética fisicamente modesta, embora de alta qualidade.

 

Paulo Mendes Campos nasceu em Belo Horizonte em 1992. Fez o curso ginasial no atual Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945. "E tenho feito de tudo na máquina de escrever: publicidade, roteiros e textos de cinema documentário, traduções, reportagens, entrevistas, crônicas e até alguma poesia", afirmou. Casou-se com uma inglesa e teve dois filhos. Paulo Mendes Campos faleceu em 02 de julho de 1991.

 

Serviço

O Poeta em Verso e Prosa

Exposição itinerante em homenagem a Paulo Mendes Campos

De 30 de outubro a 11 de novembro

Visitação diariamente, das 9h às 19h

No Centro Cultural e Turístico da Fiemg (Praça Tiradentes, 4, Centro – Ouro Preto)

Entrada Franca

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.