Ir para o conteúdo

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2010 é lançado oficialmente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Com o slogan Traços e Cores do nosso tempo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010 convida o público para uma viagem às cores e aos traços de Ataíde, mestre da pintura barroca mineira. Grandes nomes das artes e da cultura, consagrados no Brasil, são presenças confirmadas no período de 8 a 25 de julho, nesse Festival que é reconhecido  como um dos maiores eventos culturais do Brasil.

 

Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, o Festival de Inverno homenageia, neste ano, um dos mais importantes artistas do barroco mineiro: Manoel da Costa Ataíde, notável pintor que nasceu na cidade Mariana, em 1762, e deixou a sua inconfundível marca em mais de 15 igrejas em diversas cidades mineiras.

 

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2010 foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira, 10 de junho. O evento congrega uma série de atividades baseadas nas propostas dos produtores culturais de todo país e da equipe de curadores selecionados. As curadorias estão divididas nas áreas de artes cênicas, plásticas, visuais, música, literatura, patrimônios cultural e natural e infanto-juvenil.

 

Para abrir as atividades da curadoria de Música e ainda, comemorar o aniversário de Ouro Preto, em 8 de julho, acontece o show de Alceu Valença, a partir das 21h, na Praça da UFOP. Dentre as atrações confirmadas para Ouro Preto estão: Gabriel o Pensador, Chico César, Armandinho, Dodô e Osmar, Tabajara Belo e Quarteto, Barbatuques, Roberta Sá e o grupo mineiro Uakti. Já para Mariana está confirmado o Coral da UFOP, André Skascarabelot e Lado B.


Já as duas cidades terão apresentações de Chico César. Em Ouro Preto, Chico se apresenta em 22 de julho, a partir das 22h, na Praça da UFOP. Em Mariana, o show do músico paraibano acontece no dia seguinte, a partir das 21h.

 

Na curadoria de Artes Visuais, a programação está dividida em oito mostras. Dentre algumas delas estão: Retrospectiva do Cinema da Disney, Olhares Contemporâneos, Retrospectiva Alain Resnais e Retrospectiva Agnes Varda. Alguns dos filmes exibidos na Mostra Retrospectiva da Disney são: Alice no país das Maravilhas, em 10 de julho; Cinderela, em 17 de julho; e a Pequena Sereia, em 18 de julho. Todos eles serão exibidos às 10h30, no Cine Vila Rica, em Ouro Preto. Na cidade de Mariana, a Mostra Olhares Contemporâneos apresenta o filme A Vitória de Cazanne, dirigido por Jacques Deschamps, em 12 de julho, às 19h, no Sesi Mariana. A Mostra Infantil Decididamente Animados traz Brincadeiras de Criança, em 16 de julho, às 10h30, no Sesi Mariana e Não Somos Máquinas, em 17 de julho, às 10h30, também no Sesi.

 

São seis oficinas disponibilizadas pela área. Dentre elas está a atividade O Cinema Educativo e suas tecnologias, ministrada por Igor Amin Ataídes e Vinicius Cabral, que visa trabalhar o cinema como instrumento de educação, socialização e transformação do sujeito. A proposta principal é estabelecer relações entre os elementos de significação do cinema educativo e suas narrativas. A oficina será realizada no período de 08 a 11 de julho, das 13h às 18h, no ICSA, em Mariana.

 

A curadoria de Literatura conta com a presença do escritor Bartolomeu Queiroz, autor de uma série de livros infanto-juvenis, ministrante da palestra Leitura e Ensino que acontece no dia 15 de julho, em Ouro Preto, voltada para educadores e estudantes. A leitura e literatura na formação cidadã de crianças e jovens é o tema abordado pela professora Maria Luíza Batista Bretas Vasconcelos em sua oficina de 12 a 16 de julho.

 

Em 16 de julho acontece o Sarau e Varal de Poesias e outros textos nas duas cidades. Em Ouro Preto, ele acontece na Escola de Farmácia, a partir das 19h e é coordenado por Ronald Clayer e Maria Luísa Bretãs. Já em Mariana é coordenado por Joana D’Arc. No mesmo dia, o poeta Guilherme Mansur enche Mariana com A chuva de poesias e suas enchentes.

 

As Artes Plásticas contemplam, entre outras, a oficina Olhar Viajante, ministrada pelo pintor e desenhista, Marco Túlio Resende, no período de 12 a 16 de julho, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Núcleo de Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). O público-alvo é composto por estudantes de artes e artistas. A oficina propõe um trabalho a partir do desenho como forma de escrita e pensamento plástico visual, tendo o “locus barroco” da cidade de Ouro Preto com seu rico acervo arquitetônico, imaginário e pictórico, como ponto de partida para a reflexão sobre a pertinência do pensamento barroco no olhar contemporâneo. Débora Gonçalves Coghi ministra a oficina Pintura: Um novo olhar, direcionada para pessoas acima dos 14 anos. Ela propõe um novo olhar sobre a pintura, voltado para outras formas, relações, composições, cores e ainda, treinado para captar e entender, de uma nova maneira, a visão do espaço em branco. A oficina acontece no período de 12 a 17 de julho, das 14h às 18h, no Núcleo de Arte da Faop. Além disso, a Curadoria traz exposições com artistas contemporâneos que desenvolveram suas obras inspirados em Ataíde.

 

Tratar a cultura regional e a diversidade mineira nas suas atividades é o objetivo da curadoria de Patrimônio Cultural que divide a sua programação em mesas redondas, seminários e oficinas. Um dos destaques do Festival de Inverno é a oficina Reaproveitar com arte - Pintura em lasca de pedra sabão, ministrada por Mara Lucia da Silva, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana, de 9 a 11 de julho.

 

Além disso, a curadoria de Patrimônio Natural contempla caminhadas ecológicas, mesas redondas e palestras. No distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, Adriana Cristina Gomes, Maria Perpétuo das Dores (Dona Lica) e Ieda Silveira propõem um debate sobre A arte e a responsabilidade de reaproveitar: um encontro entre a terra de Ataíde e o povo do sertão de Guimarães Rosa.

 

A curadoria de Artes Cênicas conta com as presenças de Mariano Gracia (Espanha), Mariana Muniz e Regina Anhelli. Além desses, também estará presente o artista argentino Catin Nardi, que apresenta a oficina Confecção e interpretação com bonecos. Os turistas poderão conferir ainda, o espetáculo do Balé de Londrina, em 23 de julho, às 20h30, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP. A Curadoria traz também a Cia. Lume de Teatro, Parlapatões, Grupo Galpão, entre outras atrações.

 

Já o público infanto-juvenil terá 16 oficinas para escolher qual participar. Ritmos da Terra, ministrada por Manour Mamadou Elimane Ba, acontece no período de 12 a 16 de julho. A oficina aborda a linguagem dos tambores e sua importância para a vida humana, a essência e o respeito. Uma linguagem percussiva acompanhada de coreografia rítmica e coordenação motora. Já a oficina Circo Circuito, que será realizada no mesmo período, visa aliar as técnicas específicas do circo (aéreo, equilibrismo, acrobacia, malabarismo e palhaço) às habilidades individuais de cada aluno, desenvolvendo uma vivência do universo circense em que conceitos como ritmo, agilidade, equilíbrio, concentração e trabalho em equipe são realizados por meio de jogos e brincadeiras. Os ministrantes são os membros do Grupo Trampolim, Adriana Morales e Tiago Mafra. Todas as oficinas da Infanto-Juvenil terão uma mostra.