Ir para o conteúdo

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana tem início com cortejo cultural

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Um cortejo cultural, promovido pela Curadoria de Rua,  que percorrerá diversos pontos de Ouro Preto. É esta a primeira atividade artística a ser realizada no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2008 que tem início nesta terça-feira, dia 8 de julho e que neste ano tem como temática “Aleijadinho: Talentos e Mitos do Brasil”.

A partir das 15h, artistas de diversas áreas culturais estarão em diferentes pontos de concentração da antiga Vila Rica, sendo que o cortejo sai às 15h30 da Igreja São Francisco de Assis. O cortejo percorrerá a Praça Tiradentes, Rua Direita, Rua São José, Rua da Escadinha e terminará no Horto dos Contos, perto da Igreja do Pilar às 16h30. 

Além do cortejo cultural a Curadoria de Rua também promoverá o Festival Paralelo. Este tem como objetivo incentivar artistas das mais variadas áreas a realizarem performances culturais pelas ruas de Ouro Preto e Mariana. Os artistas podem ser originários tanto da região de Ouro Preto e Mariana quanto turistas que estão participando do evento. Para se inscrever basta entrar em contato com Nádia, pelo telefone (31) 35593437.

A abertura do evento está marcada para acontecer na Praça Tiradentes, a partir de 21 horas, ao som da Blitz, banda nascida nos anos 80 e que agora retorna mais uma vez sob o comando de Evandro Mesquita. A data também marca a comemoração do 310º aniversário de Ouro Preto, abrindo espaço para as diversas manifestações artísticas que, durante 20 dias, tomarão conta da antiga Vila Rica e da vizinha Mariana. A previsão é que cerca de 250 mil pessoas passem pelas duas cidades, atraídas pela variada gama de ações, a maior parte delas gratuita.

Este ano, a homenagem ao escultor Aleijadinho será o mote das atividades programadas para as áreas que compõem o Festival de Inverno, e os curadores de Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Literatura, Patrimônio Cultural, Patrimônio Natural e Infanto-Juvenil tiveram como missão promover ações que lembrassem a obra do artista mineiro.


Mais informações sobre o evento:
www.festivaldeinverno.ufop.br