Criado por Mariani Barbosa em ter, 18/07/2017 - 11:32 | Editado por Mayara Portugal há 7 anos.
35580104560_7c5e668f47_b.jpg
Com o objetivo de reunir os trabalhos de artistas locais e promover a aproximação entre a comunidade e a cultura da região, os corredores culturais trazem para o Festival de Inverno intervenções artísticas realizadas em pontos estratégicos de Ouro Preto e Mariana. Até o último dia do evento, serão realizadas várias atividades, entre espetáculos cênicos, shows, cortejos e danças.
Na tarde de sábado (15), o adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, foi palco para a Trupe do Festival, que, através da linguagem teatral, trouxe ao público a história do Festival de Inverno contada de maneira singular e divertida.
O Grupo Residência é responsável pela Trupe. Segundo o coordenador, Juliano Mendes, a peça nasceu do convite do Festival para "produzir espetáculos que falassem de temas principais do evento, como o Zé Pereira", diz. Assim, surgiu a ideia de "falar sobre os 50 anos do festival, da importância dessa data, porque 50 anos de um evento como esse no Brasil é de fato muito especial", completa Juliano.
DANÇA - Na mesma tarde, o Corredor Cultural recebeu a performance de Angélica Lacerda, que encantou ao público ao apresentar um espetáculo de dança do ventre, reverenciando o corpo como forma máxima de expressão. Angélica conta que a apresentação no Corredor foi de encontro à proposta da intervenção de "acolher todos os artistas locais" e revela também o valor do Festival como sendo "um evento enriquecedor, uma troca muito grande entre espectadores e artistas", afirma.
A professora aponta ainda o aprendizado de poder participar das invervenções: "a gente aprende muito, e para os moradores da cidade, ter acesso a atividades que talvez não sejam próximas a eles, é válido no sentido de torná-los pertencentes ao local, uma vez que eles veem tudo acontecer na rua, e se sentem convidados a assistir", diz.35982048815_ae410b4f49_o.jpg
Além do Bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, que recebe o corredor aos sábados, a Praça Gomes Freire e o centro Histórico de Ouro Preto são os pontos que se enchem de arte e cultura aos domingos.
O QUE VEM POR AÍ – Não é só nos fins de semana que o Festival acontece. Todos os dias há dança, música e teatro em Ouro Preto e Mariana.galpao_-_guto_muniz.jpg
Acompanhe tudo o que acontece no Festival e confira a programação completa: festivaldeinverno.ufop.br