skip to content

Confira a programação deste fim de semana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG UFOP
O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade abre a edição 2019 amanhã (6). Neste ano a programação se estenderá até o dia 21 de julho e será realizada em espaços públicos, centros culturais, bairros e distritos de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, em Minas Gerais. O evento conta com diversas atrações gratuitas, como espetáculos, shows, exposições, intervenções e oficinas. 

Esta é a 52ª edição do Festival de Inverno, que tem como tema central “Diálogos com os sertões das Gerais”, uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina (distrito ouro-pretano), registradas em 2011 como patrimônio cultural de Ouro Preto. O objetivo com a temática é provocar diálogos com os sertões das Gerais e evidenciar o modo de vida sertanejo. O Festival também registra os 50 anos de fundação da UFOP, que desde 2004 é a responsável pela promoção do evento.

Além da Família Alcântara, que integra a abertura do evento, o Festival conta com alguns destaques em sua programação que abrangem a temática deste ano. Um exemplo é o cortejo organizado pela Curadoria Tradições Populares com os cavaleiros da Associação de Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo do Amarante, também conhecida como Cavalhadas de Amarantina, que sairá do Campo de Futebol do bairro Água Limpa, a partir das 14h do domingo (7), com destino à Praça da Estação de Ouro Preto.

Para além dos espetáculos, exposições e oficinas, neste ano, o Festival busca ampliar a interação com as comunidades locais, propondo ações de extensão universitária em bairros e distritos das três cidades. Atividades da Caravana Festival serão levadas para distritos e bairros de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, com oficinas e apresentações artísticas. Já a Potência da Periferia promove oficinas culturais e de cunho empreendedor promovendo debates a fim de trabalhar a sustentabilidade e a inclusão social de áreas que não se encontram na região central dos municípios.

A programação é gratuita (exceto o Bar do Festival, espaço com programação específica).

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2019 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Gorceix e as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e com o patrocínio da Vale. 

Confira os destaques para o fim de semana.

Veja também

18 Janeiro 2016

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes, considerado um dos maiores eventos culturais do...

Leia mais

6 Julho 2016

2016.07.08_cortejozepereira_op_iriszanetti-2.jpg Íris Zanetti O cortejo Zé Pereira dos Lacaios foi às ruas de Ouro Preto no primeiro dia de festival...

Leia mais

9 Julho 2016

Com Lígia Souza Na fria noite de ontem (8), teve início o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana...

Leia mais

10 Julho 2016

2016.07.08_cortejozepereira_op_iriszanetti-7.jpg Íris Zanetti O cortejo comemorou o aniversário da cidade. Zé Pereira dos Lacaios desfilou pelas ladeiras históricas de Ouro...

Leia mais