Ir para o conteúdo

Festival de Inverno será lançado nesta quarta (29)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O Festival de Inverno é uma tradição ciquentenária de arte e cultura envolvendo os saberes e fazeres do Brasil e o diálogo com outras partes do mundo. Anualmente, nos reunimos para momentos de uma vivência diferenciada de expressão, descontração, proposições críticas e muito mais.
 
Iniciado em Ouro Preto, logo o evento se estendeu para Mariana e, posteriormente, para João Monlevade, além de ter servido de inspiração para ações em outras localidades. Esse movimento múltiplo volta a acontecer presencialmente este ano com o mesmo compromisso de colaborar com a reflexão social e ampliar os meios de expressão artística!
 
Na próxima quarta (29), às 10h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, será apresentada a programação selecionada para esta edição, tendo como destaque as apresentações teatrais e musicais de artistas situados nos três municípios sede. O tema "Encontros" reforça o valor dessas trocas entre cidades com tradições tão diferentes e que, nesse intercâmbio, potencializam as reflexões e os aprendizados.
 
Nossas ruas, nossas praças, nossas casas, nossas cozinhas, nossos olhares e nossos pensamentos são voltados para compartilhar o que temos de melhor e que sempre foi um atrativo para quem deseja vivenciar bons momentos de partilha. Sensações que vêm das cores, dos tons, dos sons, dos aromas, dos dizeres, dos seres e transcendem todas as formas de expressão. Sobretudo depois de termos passado por dois anos de grande isolamento e temor, a vontade de voltar a participar das atividades coletivas ganha ares mais intensos nos anseios de respirar a arte a cultura em sua melhor expressão.
 
As apresentações estão sendo pensadas com atenção ao cuidado individual, na busca de amenização dos problemas causados durante a pandemia e com a valorização das manifestações culturais locais. Por isso, de 1º a 17 de julho, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 promoverá, principalmente, ações em ambientes abertos e com atenção aos cuidados de prevenção.
 

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais