Ir para o conteúdo

Mostra Grampo promove sarau cultural em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Hynara Versiani
Com: 
Site do Festival de Inverno
O Coletivo AMEOPOEMA promoveu a 7ª edição da Mostra Grampo de Fanzines e Publicações Independentes na cidade de Ouro Preto no último sábado (15). Com a participação de editores, publicadores, coletivos criativos e pequenas editoras com seus Fanzines especiais, a mostra divertiu o público durante a tarde, e prosseguiu até a noite, com apresentação do grupo Quarteto de Sala e das bandas: Diastema (OP), Vultor (OP/BH) e Final Trágico (OP).
 
 

Mostra Grampo 1

Hynara Versiani
 
O integrante do AMEOPOEMA e um dos produtores da mostra, Rômulo Ferreira, ressaltou a importância do evento. "Nessa edição, temos várias atrações. Sarau de poesia, lançamento de livros e fanzines, música. Nossa arte na rua", frisou. Para o artista, o que define a mostra são os encontros, a diversão e o ativismo, que se reflete nas obras expostas. 
 
A escritora, multiartista e cineasta Thais Alessandra apresentou seu  trabalho. "Na minha literatura eu sempre uso o artivismo. Durante este primeiro dia da Mostra Grampo, apresentei uma poesia sobre ancestralidade afro indígena, onde descobri minha ancestralidade indígena e negra. O nome da minha família indígena é Puri. Na apresentação, recito a poesia enquanto utilizo de alguns sons de instrumentos originários, como o Pau de Chuva, que é usado em ritos e festividades indígenas", relatou. 
 
Um dos trabalhos apresentados é a zine Simbiose. Ilustrada por Camyla Cunha e roteirizada por Victor Lopes, retrata questões de saúde mental e alguns transtornos, como a dissociação. A ideia da dupla é produzir três zines e ao final da trilogia, lançar um quadrinho. "A experiência da Mostra Grampo é única pela oportunidade da coletividade. Nessa forma de transformar nossa arte em algo possível", afirma Camyla.
 
O evento também teve a participação da Editora Candonga. Realizada por Caleb Machado e Eduarda Martins, estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a editora começou as atividades em março deste ano. Inicialmente pensada como meio de autopublicação artística, a Candonga se transformou em pesquisa e projeto de extensão. As zines discutem várias temáticas sociais, estimulam vozes marginalizadas na escrita e fomentam a cultura.
 
A Mostra Grampo é gratuita e aberta ao público.
 

Mostra Grampo 2

Hynara Versiani
 

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais