Criado por Danielle Campez em sex, 15/07/2016 - 12:29 | Editado por Lígia Souza há 8 anos.
Na sala Diamantina, pequenas salas de teatro de todo país. Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo… É a Exposição de Maquetes de Cenografia, que fica aberta ao público até domingo. Os trabalhos são resultado da disciplina de Cinografia I, do curso de Artes Cênicas da Ufop e cada maquete traz uma história diferente.
A professora responsável por passar essa experiência para os alunos é Carolina Bassi de Moura. Ela conta que é o trabalho final e a primeira maquete que eles fizeram. “Antes disso, a gente só tinha feito exercícios elementares para prepará-los a fazer esse exercício final, que é mais complexo, explicou a professora.
2016_07_12_expomaquetesdecenario_op_fotonatytorres-4.jpg
Carolina deu aos alunos duas opções: a escolha de um espetáculo já montado para ser reproduzido em forma de maquete, ou escolher um texto clássico e criar uma cenografia para esse texto. Segundo a professora, a maioria quis criar essa cenografia nova.
Como o Festival trata de trabalhos artísticos, oportunidades de exposições como esta trazem ao público a possibilidade de imaginar e enxergar que aquela cenografia que se vê quando se vai ao teatro, ela é construída seguindo critérios pré-estabelecidos.
Segundo Bassi de Moura, tem todo um planejamento para que aquele espetáculo aconteça. “Tudo dentro do teatro é signo e significado", para além das expressões gestuais e corporais, disse, acrescentando que, "então, podemos trazer tanto para os alunos quanto para as pessoas comuns, do ponto de vista teatral, esse conhecimento”, completa.
Quem visita a exposição encontra cenografias como o Teatro de Solei, Sonho de uma noite de verão, Tempestade, O auto da barca do inferno e muitas outras. Vale a pena conferir!