A equipe do
Festival de Inverno se reuniu no Centro de Artes e Convenções da UFOP para o primeiro encontro de boas-vindas à comissão organizadora desta edição. No evento, realizado na quarta-feira (9), A reitora Cláudia Marliére e o pró-reitor de Extensão, Marcos Knupp, destacaram a força que tem a equipe deste ano, entre curadores, comunicadores e empresas juniores. De acordo com Marcos, “desta equipe, foram mapeadas lideranças tanto estudantis e docentes quanto institucionais. Esta comissão é integrada por personalidades que já se destacaram em outras edições do Festival de Inverno, uma vez que nós acreditamos que elas possam contribuir para o sucesso da edição deste ano”.
O caráter formativo do Festival também foi lembrado pelo pró-reitor, que o vê atuante na qualificação de quem o produz. “Um dos principais fundamentos do Festival de Inverno, hoje, para a Universidade, é a questão formativa que ele tem, em dois aspectos: para artistas e pessoas externas que vêm ao Festival para participar das oficinas e dos seminários; e para os alunos da UFOP, uma vez que são vários os estudantes, de diversos cursos, que participam do Festival na sua organização”.
Ao som de “Louva-a-Deus”, canção de Milton Nascimento, o professor do Departamento de Educação da UFOP, Marcelo Loures, apresentou à equipe o tema desta edição, Tropicália.
EXPECTATIVA - As expectativas para o Festival deste ano, Segundo Marcos, é de que haja o fortalecimento das parcerias, para que esta edição tenha um peso ainda maior que a anterior. “A gente tem conseguido fazer isso de uma forma muito consistente. As instituições que tradicionalmente são parceiras do Festival sabem que necessitam se empenhar mais nessas parcerias, inclusive as prefeituras. Então, a expectativa é de que a gente consiga fortalecer ainda mais essas articulações para que saia um Festival ainda mais bonito do que foi o do ano passado”, afirma.
O Festival de Ouro Preto e Mariana acontece entre os dias 6 e 22 de julho. As propostas de artistas e alunos da graduação da UFOP já estão sendo analisadas pela curadoria e a expectativa é de que a programação seja liberada até o início de junho. Acompanhe as notícias no site do
Festival de Inverno e fique por dentro das novidades.