Ir para o conteúdo

NTI informa sobre violação de direitos autorais por usuários de computadores da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mateus Marques
Com: 
Ivan Vilela

Devido ao grande número de ocorrências de violações de direitos autorais pelos usuários da rede de computadores institucionais da UFOP, o NTI informa: 

1) A Universidade está conectada à rede Ipê, que é uma infraestrutura de Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa, controlada e monitorada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais). 

2) Mesmo utilizando computadores pessoais, os usuários não podem baixar conteúdos protegidos. 

3) Os usuários podem utilizar os serviços de rede disponíveis para promover todas as atividades de ensino e pesquisa, exceto para:

• Produzir ou transmitir dados e materiais considerados ilegais (violação de direitos autorais e privados; atentado à proteção da criança e do meio ambiente, e promoção de discriminação racial ou religiosa). 
• Veicular propaganda comercial, política ou religiosa. 
• Transmitir mensagens ou materiais de propaganda não solicitadas pelo destinatário (SPAM). 
• Uso de atividades exclusivamente comerciais.
• Atividades que contribuam para a ineficiência ou esgotamento dos recursos da rede, sejam eles computacionais, comunicacionais ou humanos.
• Atividades que promovam corrupção ou destruição de dados de usuários.
• Atividades que interrompam ou prejudiquem a utilização dos serviços de rede por outros usuários. 
• hospedagem de sites de instituições não certificadas pela RNP. 

Caso ocorra algum incidente ou infração que se enquadre nas condições acima, a UFOP será informada e o acesso do usuário será automaticamente suspenso. 

Se o usuário tiver o acesso bloqueado, deve procurar o NTI para esclarecimentos e orientações pelo e-mail atendimento@nti.ufop.br ou no telefone (31) 3559-1415.

Veja também

17 Abril 2023

Conforme determinado pelo Edital nº 20 , publicado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira...

Leia mais

13 Dezembro 2022

O documento fornece orientações ao governo, empresas e sociedade civil acerca da implementação da recomendação da Organização para a Cooperação...

Leia mais

22 Novembro 2022

A partir de orientações da Portaria nº 9.763 do Ministério da Economia, as aulas da Graduação e da Pós-graduação, nos...

Leia mais

1 Setembro 2022

Lançado em março deste ano através de uma parceria entre professores do Departamento de Direito (Dedir) e do Departamento de...

Leia mais