Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Formei, e agora?

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Daiane Bento

 

Com o intuito de reunir histórias de recém-formados entrando no mercado de trabalho, o projeto "Formei, e agora?" surgiu em novembro do ano passado. A iniciativa aconteceu por meio de uma página no facebook em que se contavam as experiências dessa fase difícil para a maioria dos formandos.

Luiza Miranda Negri cursa o 10° período de Arquitetura e Urbanismo na UFOP e é a idealizadora do projeto. Ela conta que a maioria das pessoas associa essa etapa a medos, inseguranças e dúvidas sobre qual caminho seguir. Dessa forma, compartilhar histórias pode impactar positivamente esses jovens, mostrando as diferentes possibilidades de atuação de cada profissão, sem o mito de "caminho certo e errado". "A meta do projeto é que a página e as histórias cheguem a muitos jovens. Desmitificar essa fase do primeiro emprego ou de como fulano ou sicrano chegou aonde chegou na profissão pode ajudar os jovens a sonharem mais alto e a conquistarem mais", aponta Luiza. 

Algumas das histórias da página são de ex-alunos da UFOP, como do estudante Felipe Rigoni, que acabou de formar em Engenharia de Produção. Ele conta em depoimento que, apesar de ser completamente cego, tinha muita facilidade em aprender e gostava muito do curso de Física, que começou em 2009, porém, após fazer uma matéria do curso de Engenharia de Produção, resolveu cursá-lo. "Achei que estava precisando aprender inglês e ter uma vivência internacional. Então tranquei a faculdade por seis meses e fui para os Estados Unidos. Fui sozinho para lá. Não tinha nenhum familiar e nenhuma república, como em Ouro Preto, para me ajudar. Fiquei na casa de uma família americana. A experiência foi incrível!", lembra Felipe no depoimento. Hoje em dia, ele atua como Coach, profissional que leva pessoas e empresas a atingirem melhores resultados na vida e na carreira profissional.

Para acompanhar e se inspirar em mais histórias, é só acompanhar a página do projeto pelo facebook.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.