Criado por Agliene Melquíades em ter, 20/09/2016 - 09:40 | Editado por Agliene Melquíades há 8 anos.
Ao som de grupos consagrados na região, como Trio chinelado, Quixote, Ouro Verde, Zabumbeia e Chaconois, o núcleo “Forró de Ouro” leva a verve e a cultura do forró pé de serra para as cidades de Ouro Preto e Mariana. O núcleo surgiu em 2015, a fim de valorizar aspectos da cultura popular nacional, através da dança do forró.
O núcleo faz parte da iniciativa, Dança, Saúde e Movimento, da UFOP, e já atendeu mais de 200 pessoas. De acordo com o coordenador da iniciativa Anderson Medeiros, “o Forró de Ouro traça um importante elo entre os municípios e a Universidade, e fortalece a ideia de trabalho em equipe, a expressão corporal, a coordenação motora, a socialização e o entretenimento dos participantes.”
Para a estudante de Jornalismo Luísa Rodrigues, o projeto veio como uma forma de conforto. “Eu tinha acabado de perder minha avó. Dançar foi uma forma de distração dessa fase, e eu sempre gostei muito de dança de salão. Lembro-me que decidi fazer mesmo quando eu tava passando pelo auditório e tava tocando "Cajuína", que era a música preferida de vovó”, recorda. Já a intercambista norte-americana Addison Hill viu no Forró de Ouro uma ótima forma de conectá-la à cultura brasileira.
Para participar do projeto, não é necessário saber dançar forró nem realizar inscrição prévia. As aulas são totalmente gratuitas e para toda a comunidade.
Confira abaixo os horários e locais:
Núcleo Forró de Ouro Mariana (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi - ICHS)
Quintas: das 17h20 às 19h
Núcleo Forró de Ouro de Ouro Preto (sala 05 CEDUFOP) - sexta-feira
Intermediário: 17h20
Iniciantes: 18h