Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Fórum das Artes em Ouro Preto propõe reflexões acerca do Patrimônio Cultural

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A fim de pensar os processos de aprendizagem, transmissão e preservação de  práticas e saberes do patrimônio, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana promove o seminário "Corpo e Patrimônio Cultural", dentro do Fórum das Artes. O seminário será realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho, em Ouro Preto, em uma ação parceira com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: www.festivaldeinverno.ufop.br.

Aberto a todos os públicos, as ações  pretendem ampliar a visão dos participantes em torno do tema deste ano –  Entrecorpos — sob a perspectiva do patrimônio. Compõem a mesa Leda Maria  Martins da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jeferson Alves  de Oliveira, representante do  Jongo do Sudeste, Nilcemar Nogueira do  Centro Cultural Cartola e Izabela Maria Tamaso da Universidade Federal  de Goiás (UFG) e membro do Comitê de Patrimônios e Museus ABA.

O Iphan é responsável pela Curadoria de Patrimônio do Festival, por meio da Casa de Patrimônio de Ouro Preto (Casa da Baronesa).  A curadora Simone Monteiro Fernandes destaca a proposta do seminário. "Estamos preparando o seminário como um ciclo de debates dedicado a refletir sobre as relações entre expressão artística, técnicas corporais, práticas rituais e gênero nas culturas populares, circunscrevendo tal universo que é amplo e heterogêneo, tendo as manifestações culturais registradas pelo Iphan como formas de expressão".

04196_2014_07_06_mesadeaberturaforumdasartes_ev_op_nathaliatorres_1_9091187689099409838.jpg
Mesa de Abertura do Fórum das Artes - Foto de Naty Tôrres

Ainda há vagas em oficinas do Festival

As oficinas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana — Fórum das Artes 2014 possibilitam o contato com as diversas formas do fazer artístico, para iniciantes ou pessoas que já tenham experiência nessas áreas. A maior parte das oficinas tem a cobrança de uma taxa simbólica, de R$25,00. A confirmação da reserva da vaga somente é efetivada com a quitação do boleto gerado no ato da inscrição. 

Os moradores de Ouro Preto, Mariana e estudantes da UFOP podem pedir a isenção dessa taxa, anexando ao boleto uma cópia do comprovante de residência ou de um documento que comprove o recebimento de auxílio estudantil pela Universidade. Até 50% das vagas de cada oficina serão gratuitas e destinadas a esse público.Para as oficinas da curadoria de Artes Cênicas existe um processo de seleção, atendendo aos critérios de pré–requisitos estabelecidos pelos responsáveis. As pessoas que forem aprovadas receberão o retorno da análise de seu perfil e o boleto por e–mail.

A programação completa está disponível no site do evento www.festivaldeinverno.ufop.br. Essa é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop). O Festival conta com o patrocínio de Vale, Gerdau, Cemig, Oi e Samarco, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.