Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Fórum das Letras de Ouro Preto começa nessa quinta-feira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Abertura do evento reúne músicos Paulinho Moska e Arnaldo Antunes e o poeta ouro-pretano Guilherme Mansur

Começa nessa quinta-feira, 29 de outubro, e vai até segunda-feira, 2 de novembro, a quinta edição do Fórum das Letras de Ouro Preto. Durante o período, a cidade histórica receberá uma série de atividades literárias, com destaque para a realização de debates, oficinas e lançamento de livros. Neste ano, o evento acontece sob o mote “Biografia, Ficção e História”, o que justifica a escolha de grande parte dos autores convidados. Logo na abertura, às 14h30, o debate “Música e Poesia: som, corpo e matéria da palavra” vai reunir os músicos Paulinho Moska e Arnaldo Antunes e o poeta ouro-pretano Guilherme Mansur.

O Fórum das Letras também estará inserido nas comemorações do Ano da França no Brasil. Em homenagem ao país, o evento terá a participação do novelista Stephane Audeguy, do historiador François Dosse e da editora Anne-Marie Métailié. Estarão presentes os brasileiros Ruy Castro, Paulo Cesar de Araújo, Heloisa Seixas, Mary Del Priore, Ana Miranda, José Castello, Frei Betto, Humberto Werneck e João Moreira Salles, entre outros. Haverá ainda a presença do bósnio Sasa Stanisic e dos portugueses Gonçalo Tavares, Rui Tavares e Margarida Paredes, mantendo a tradição do evento de contribuir para a divulgação de autores lusófonos.

Pela primeira vez, o Fórum das Letras contará com a montagem de um espaço especialmente direcionado para o público adolescente. O Fórum Jovem, como foi batizado, acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, e terá a participação de Guilherme Fiuza, Arthur Aguilar, Leandro Müller, Júlia Ribeiro Assumpção e Newton Cannito, que aproveitará a oportunidade para fazer o lançamento de seu novo livro, Novos Monstros.

Vale destacar também a transferência do evento, do Centro de Artes e Convenções para o Cine Vila Rica, localizado na área mais central de Ouro Preto e integrando espaços muito significativos da cidade, como a charmosa Casa da Ópera, o primeiro teatro construído na América Latina. “Essa descentralização será muito importante, pois tornará o Fórum ainda mais integrado à paisagem e ao centro histórico de Ouro Preto”, afirma a coordenadora geral, profª Guiomar de Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP.

Assim como nos anos anteriores, a participação no Fórum das Letras será gratuito. Sugere-se a doação de um livro dos autores participantes, que será incorporado ao acervo das bibliotecas públicas de Ouro Preto. Para se inscrever, os interessados devem informar seus dados pelo site www.forumdasletras.ufop.br.

O Fórum das Letras

Realizado pela primeira vez em 2005, o Fórum das Letras de Ouro Preto é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, na cidade histórica que possui uma das tradições literárias mais ricas do Brasil. Idealizado a partir do desejo de seus organizadores de conceber um evento intimista, que colocasse o público em contato direto com autores de grande relevância no cenário cultural mundial; e, ao mesmo tempo, sediasse discussões aprofundadas a respeito dos processos de criação; o Fórum das Letras iniciou sua trajetória trazendo, pela primeira vez para o Brasil, escritores como o português José Luís Peixoto, em 2005; a norueguesa Asne Seierstad, em 2006; a francesa Laure Adler, em 2007; e o inglês Peter Robinson, em 2008, entre outros grandes autores internacionais.

Também passaram pelo evento autores como Cristóvão Tezza, Tatiana Salem Levy, Zuenir Ventura, Sérgio Sant’Anna, Rubem Alves, Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna, Luís Fernando Veríssimo, Adélia Prado, entre muitos outros.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.