Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Fórum das Letras ganha balanço positivo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
forum.jpgMais de 90 autores, agentes literários, tradutores, editores e jornalistas passaram por Ouro Preto na sétima edição do Fórum das Letras, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de novembro. Com o tema “Memória do Esquecimento”, o encontro abordou a memória histórica e literária da cidade, que foi palco de alguns dos mais importantes acontecimentos do país e musa inspiradora de diversos escritores e artistas. Dentre as atividades de maior destaque na programação, estão a homenagem à poeta norte-americana Elizabeth Bishop e à passagem do Living Theatre pelo Brasil, há 40 anos.
 
De acordo com a coordenadora geral, Guiomar de Grammont, o encontro correspondeu positivamente às expectativas. “O evento deste ano foi um dos mais emocionantes já realizados. Retornar ao passado nos faz refletir sobre o que não podemos deixar acontecer de novo e sobre o que não queremos, nem podemos esquecer. O Fórum continuou sua trajetória de abordagem das diferentes camadas de história que fazem de Ouro Preto a cidade com a mais densa memória literária do Brasil. Neste ano, o Fórum das Letras abordou os anos 70, com especial destaque para homenagens, oficinas e mesas relacionadas aos momentos vividos por Elizabeth Bishop e pelo Living Theatre em Ouro Preto, em plena ditadura”, avaliou.
 
Um dos mais importantes momentos do evento foi o Ato Público em homenagem aos desaparecidos e torturados pela ditadura militar. Encenado pelos alunos de Artes Cênicas da Universidade e dirigido pela professora Alessandra Vannucci, a performance foi baseada em texto inédito de Judith Malina, fundadora do Living Theatre, e teve participação de Tom Walker e Brad Burgess, atores do grupo. Malina, convidada especial do evento, cancelou sua participação no encontro em função de problemas de saúde.
 
O Fórum deste ano cresceu ainda em relação aos anos anteriores. Guiomar destaca a ampliação do número de ações nos distritos e atividades paralelas aos debates da programação central. A criação do Espaço Petrobras, a continuidade do Ciclo Bravo! de Jornalismo Cultural, ciclo de debates voltados para o público acadêmico, exposições e realização de cortejos, saraus e apresentações musicais são prova disso. “Todas estas ações são muito significativas para fortalecer ainda mais o evento, que já está totalmente integrado à cidade”, afirma Guiomar.
 
A promoção da literatura brasileira e o estreitamento das relações entre países lusófonos seguiram como uma das principais bandeiras do encontro. Em 2011, este objetivo foi reforçado pela participação da romancista Lídia Jorge e do poeta Álamo Oliveira, de Portugal. A presença dos agentes literários Nicole Witt, da Alemanha; e Jonah Straus, dos Estados Unidos; do pesquisador e tradutor alemão Berthold Zilly e do escritor e presidente da Biblioteca Nacional do Uruguai, Carlos Liscano, foram fundamentais para discutir também as possibilidades de integração de esforços entre as literaturas latino-americana e brasileira.
 
Participaram ainda do Fórum das Letras o francês Henri Loevenbruck, o togolês Kangni Alem e o catalão Gaspar Hernandez. Entre os brasileiros, destaque para Adriana Lunardi, Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colasanti, Ana Maria Gonçalves, Arnaldo Bloch, Arthur Dapieve, Branca Maria de Paula, Carlos Herculano Lopes, Eduardo Jardim, Felipe Lindoso, Frei Betto, Jeter Neves, Marcelo Tas, Marcia Tiburi, Max Mallman, Miguel Sanches Neto, Ronaldo Correia de Brito e Rubem Alves, entre muitos outros.
 
O Fórum das Letrinhas, braço infanto-juvenil do evento, também comemora os bons resultados. As atividades serão realizadas até o dia 24 de novembro, com contação de histórias e apresentação de esquetes teatrais em pontos da cidade. Para a curadora Mônica Versiani, o encontro de 2011 foi mais abrangente. “Conseguimos visitar um número maior de escolas e envolver mais os professores. Nossa intenção, a partir de agora, é ampliar essa iniciativa e investir ainda mais no desenvolvimento dos leitores e na capacitação dos educadores, transformando-a em algo permanente”, conta.
 
O Fórum das Letras é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.forumdasletras.ufop.br.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.