Criado por Administrator em sex, 26/10/2007 - 00:00
O sucesso dos livros sobre Hannah Arendt, pensadora política e filósofa alemã, é recente no Brasil. Porém, há alguns anos autores e ensaístas brasileiros e estrangeiros tem obras e estudos dedicados a obra e vida da pensadora, que são verdadeiros relatos sobre a história política e intelectual do século XX.
Para Eduardo Jardim, autor de dois livros sobre Hannah Arendt – A duas vozes e Hannah Arendt – diálogos, reflexões, memórias – duas coisas chamam a atenção do leitor que conhece a vida da filósofa. Inicialmente, é a força da sua personalidade e também que sua vida reflete, com aguda sensibilidade, os principais acontecimentos da época em que viveu – o século XX.
No Fórum das Letras 2007, em Ouro Preto, Eduardo Jardim se encontrará pela primeira vez com a escritora francesa Laure Adler, autora da biografia “Nos Passos de Hannah Arendt”, da qual ele é autor da apresentação da orelha.
“Diferente das outras biografias que conheço, Nos Passos de Hannah Arendt tem um ponto de vista mais jornalístico; faz uma reconstituição detalhada da vida de Hannah Arendt. Aponta também para a atualidade do pensamento da filósofa sobre vários assuntos – o cenário político no Oriente Médio, a situação das mulheres, entre outros”, afirma Jardim.
Segundo ele, o bate-papo com Laure Adler será uma troca de experiências já que ela poderá contar a ele sobre seu trabalho e sua maneira de fazer biografia e ele poderá relatar como tem sido o contato de estudiosos brasileiros com a obra de Arendt.
O encontro entre Eduardo Jardim e a escritora francesa Laure Adler vai acontecer no sábado, 03 de novembro, às 19h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto.