Criado por Administrator em seg, 30/10/2006 - 00:00
A partir do dia 02 de novembro, jovens leitores terão várias oportunidades para que os livros se tornem companheiros fiéis de suas vidas. Como iniciação ou apontamento de novas trilhas pelo mundo da literatura, o Fórum das Letrinhas acontece pela primeira vez em Ouro Preto. À semelhança de seu "irmão mais velho", o Fórum das Letras, o evento contará com palestras, com escritores, oficinas diversificadas para estudantes e professores da rede pública e "contação de causos".
"O Fórum das Letrinhas incentiva a formação de leitores e o prazer da leitura junto a crianças e adolescentes", relata César Teixeira Carvalho, coordenador de artes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e responsável pela oficina "Auto-Retrato", que vai explorar a produção de auto-imagens poéticas das crianças participantes. Além dessa, serão oferecidas outras cinco oficinas:
- "Poesia e Música na brincadeira das palavras", na qual ritmo, imagem e o jogo entre sons e sentidos serão trabalhados de forma lúdica, de acordo com a oficineira Adriana Gomes Venâncio. Poemas de José Paulo Paes, Ricardo Azevedo e Manuela Bandeira compõem parte do acervo a ser desenvolvido junto a crianças e adolescentes;
- "Vivenciando a Linguagem dos Sinais", que aborda a cultura surda através da linguagem de libras, com turmas específicas para crianças de seis a 10 anos, dentre elas portadoras de deficiência auditiva, educadores e público adulto;
- "Poesia e Musicalidade no Hip-hop", voltada para adolescentes, em que se estudará a história do movimento e o desenvolvimento de letras e poesias baseadas na linguagem e estética das ruas;
- "A Ciência dos Contos de Fada e sua aplicação em sala de aula", para professores. A oficineira Giulle Vieira da Mata abordará diversos aspectos dos Contos de Fada como recurso didático;
- "Olhos de ver, olhos de ler... imagens", de Heloísa Davino, pedagoga e diretora de desenvolvimento educacional da SME. Nessa oficina os professores poderão ampliar a leitura das entrelinhas, ou do tácito discurso presente em todo texto literário.
As oficinas para a infância e juventude acontecem à tarde na Escola Estadual Dom Pedro II, no centro, e, para educadores, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Todas gratuitas para alunos e professores da rede pública.
Antes do Fórum das Letrinhas a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (Proex-UFOP), realizadora do evento, doou centenas de livros para a Biblioteca Pública Municipal e para as escolas da sede. Mais de 500 alunos e 21 professores da 4.ª série do ensino fundamental conheceram obras de vários escritores, poetas e ilustradores que estarão presentes no evento. Para Fábio Faversani, pró-reitor de Extensão da UFOP, essa é uma contribuição efetiva à rede pública, de forma continuada e participativa. A edição 2007 será elaborada com base nas sugestões dos professores: "Eles indicarão novas temáticas, autores, títulos e oficinas", afirmou.
No ano passado houve uma experiência piloto na 1.ª edição do Fórum das Letras, quando alunos da 4.ª série de duas escolas de ensino fundamental participaram de oficinas de poesia e criação. Segundo Silvana Aparecida Euzébia, professora da escola municipal Hélio Homem de Faria, no Caminho da Fábrica, as impressões foram positivas: "A meninada adorou! Elas, cerca de 17 crianças, ficaram tão empolgadas que não queriam voltar para casa após as atividades", afirmou. As expectativas para esse ano cresceram: "Já contei para elas que conhecerão escritores e essa possibilidade os animou", conta. Dessa vez, serão 22 estudantes que fazem também os minicursos.
Os conferencistas merecem destaque: a profª Maria Antonieta Cunha faz palestra no dia 2 de novembro às 10h. Às 11h acontece a apresentação de Mônica Versiani Machado, autora de "De Três em Três de Reis em Reis", dentre outros livros.
No dia 3, às 11h, é a vez do escritor Victor Stutz, premiado nacionalmente, fazer um bate-papo com o público infantil. De sua experiência anterior com o teatro, surgiram vários livros, dentre eles "O Emprego da Lua", que neste ano será encenado por crianças da Vila Aparecida, bairro ouro-pretano.
No dia 4, o professor e tradutor Duda Machado, fala de suas publicações, às 11h. Nos dias 4 e 5 às 10h, a professora Hebe Rolla conta causos fundamentados no folclore e tradições populares. E, finalizando a série de palestras, Marcelo Xavier, artista plástico cujo livro "Mitos: o folclore do Mestre André", recebeu a indicação "Altamente recomendável" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), conversa com as crianças no dia 5, às 11h. As palestras ocorrerão no Circo do Trem da Vale, na Praça da Estação.
O Fórum das Letrinhas é um projeto conjunto da Proex-UFOP e SME. Outras informações pelo www.forumdasletras.ufop.br