Ir para o conteúdo

Fórum das Letrinhas dá início a atividades literárias em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ouro Preto se torna, a partir deste domingo, 18 de novembro, a capital literária do Brasil. A abertura oficial do Fórum das Letrinhas, programação infantojuvenil que integra o Fórum das Letras de Ouro Preto, dará a largada a uma série de ações voltadas para a produção literária e de estímulo à leitura, como debates, oficinas, exposições, apresentações artísticas, e muitas outras, todas gratuitas, até o dia 25 de novembro. A solenidade acontecerá a partir das 17h, na Tenda Cultural Trem da Vale, e será aberta ao público.

Com coordenação de Tereza Gabarra, a programação do Fórum das Letrinhas foi pensada para atender tanto ao público infantojuvenil quanto aos educadores da rede pública e privada de ensino. “A proposta é tentar trazer as crianças e os jovens para este universo não só durante a realização do evento, mas ao longo de todo o ano. Para isso, estamos concentrando nossas ações nas escolas, parques públicos como o Vale dos Contos e levando nossas atividades também para as crianças dos distritos de Ouro Preto e Mariana”, explicou.

Fórum das Letras
O Fórum das Letras de Ouro Preto, um dos empreendimentos literários mais famosos no Brasil, é anualmente organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, tendo como idealizadora a professora Guiomar de Grammont. Entre os nomes já confirmados para esta edição, estão os escritores Antônio Cícero, Eduardo Jardim, Fabrício Carpinejar, Fernando Molica, Jorge Ferreira, Lucas Figueiredo, Lucília Neves, Nélida Piñon, Paulo Markun e Santiago Nazarian.

O evento é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP). O evento conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Governo de Minas, Vale e Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e é apoiado pela TV UFOP, UFOP Educativa, Sesi Fiemg, Trem da Vale, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), Completur Jr. e Multicultural.