Ir para o conteúdo

Funcionários do Ministério dos Recursos Minerais de Moçambique participam de curso de especialização

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Quatorze funcionários do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) de Moçambique estão no Brasil realizando o curso de especialização em gemologia realizado pelo Departamento de Geologia (Degeo), da Universidade Federal de Ouro Preto.

O curso está sendo realizado devido à parceria da Fundação Gorceix com o governo de Moçambique, que faz parte da proposta do Governo Federal em ajudar os países amigos, principalmente os de língua portuguesa.

O curso tem duração de 40 dias (300 horas) e ensina o caráter químico e físico dos minerais que são utilizados na fabricação de jóias. Para João Machuvete, profissional do MIREM, o objetivo da vinda dos funcionários é a especialização para auxiliar na identificação de gemas (pedras preciosas) encontradas em Moçambique. 

A UFOP oferece o curso de especialização em Gemologia desde 1981. Atualmente, é a única universidade que oferece este curso no país. “Este é o único curso brasileiro que dá suporte aos órgãos fiscalizadores brasileiros, geólogos e que dá base profissional no segmento”, afirmou o Prof. Dr. Júlio César Mendes, coordenador do curso.