Criado por Administrator em qua, 28/09/2011 - 09:31
Quatorze funcionários do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) de Moçambique estão no Brasil realizando o curso de especialização em gemologia realizado pelo Departamento de Geologia (Degeo), da Universidade Federal de Ouro Preto.
O curso está sendo realizado devido à parceria da Fundação Gorceix com o governo de Moçambique, que faz parte da proposta do Governo Federal em ajudar os países amigos, principalmente os de língua portuguesa.
O curso tem duração de 40 dias (300 horas) e ensina o caráter químico e físico dos minerais que são utilizados na fabricação de jóias. Para João Machuvete, profissional do MIREM, o objetivo da vinda dos funcionários é a especialização para auxiliar na identificação de gemas (pedras preciosas) encontradas em Moçambique.
A UFOP oferece o curso de especialização em Gemologia desde 1981. Atualmente, é a única universidade que oferece este curso no país. “Este é o único curso brasileiro que dá suporte aos órgãos fiscalizadores brasileiros, geólogos e que dá base profissional no segmento”, afirmou o Prof. Dr. Júlio César Mendes, coordenador do curso.



Ouvidoria




