Criado por Administrator em qua, 13/05/2009 - 13:38
Trabalho do artista plástico Mário Rufino inaugura programa de exposições da Galeria de Arte Nello Nuno previsto para o ano de 2009
A Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, promove no dia 14 de Maio, quinta-feira, às 20 horas, a abertura da exposição Pirataria, do artista plástico mineiro Mário Rufino.
Pirataria fez parte do 9º processo de seleção de obras de arte, previstas para serem expostas na Galeria Nello Nuno. A ideia central da exposição passa pela subversão da leitura da publicidade realizada no cotidiano, questionando a reutilização da propaganda.
Em Pirataria, Mário Rufino promove uma crítica a produtos piratas, a partir de intervenções em materiais publicitários imersos no cenário urbano contemporâneo. Dessa forma, banners são utilizados como matéria prima para a concepção do trabalho, sugerindo uma ressignificação de sentidos; releituras realizadas através de um processo antropofágico, que resultam na transposição de um material comercial ao espaço artístico da galeria.
Contraditoriamente, as interferências demonstram-se pouco incisivas. “O trabalho procura não interferir de forma significativa no material coletado. Procuro construir um sentido a partir de uma informação pré-existente, empregando uma ou outra interferência”, comenta o artista Mário Rufino.
Os trabalhos se iniciaram no ano de 2007, desde a coleta e seleção de materiais à aplicação das técnicas e recursos como thiner, aerosol, caneta, estêncil, tinta acrílica, observadas de outros signos urbanos.
A exposição Pirataria fica aberta à visitação até o dia 6 de junho, de segunda a sexta de 9h as 18h e aos sábados de 9h as 14h. A Galeria de Arte Nello Nuno está localizada na Rua Alvarenga, número 794, Cabeças.
Mais informações pelo telefone: 31 3551 2014