Ir para o conteúdo

Galeria Nello Nuno dá início à sua programação anual

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, dá início à sua programação anual, promovendo no próximo dia 21 de Janeiro, às 20h, a abertura da exposição coletiva de Camila Otto e Zezinho Faria. 

A coletiva privilegia a fotografia como fazer artístico, apresentando possibilidades distintas, a partir das obras de Camila Otto e Zezinho Faria.

Utilizando a serigrafia como técnica, o trabalho de Camilla Otto é composto por 10 obras. Numa tentativa de inventariar as “coisas do mundo”, a artista buscou nas coleções de negativos de fotos esquecidas, cruzar e entrelaçar histórias na prática da apropriação. “Decidi mostrar as coisas para serem apreciadas. Procurei ícones que exalassem possibilidades de significado que nunca se completam por inteiro, engajando irremediavelmente o espectador na tarefa de decifrá-los”, comenta Camila.

A intertextualidade esta presente no trabalho de Camila Otto. A partir do escritor moçambicano Mia Couto, a artista consente à poética visual adentrar-se na textual, criando uma relação mútua entre imagem e título.
Já a obra de Zezinho Faria revela, por meio da fotografia analógica, imagens e uma visão muito peculiar; o cotidiano da vida, a natureza e o homem.

A mostra é composta por um ensaio elaborado de montagens e sobreposições de negativos, preservando os processos que envolvem a arte de fotografar, por meio de composições manuais, com técnicas variadas de múltiplas exposições, fusão de negativos e viragens em selênio. Para Zezinho Faria “a exposição, além de divulgar um trabalho, se apresenta como um resgate do tradicionalismo da fotografia em preto e branco frente às tecnologias, embora com recortes de tendências altamente contemporâneas”, explica. 

O trabalho de artista é formado por 20 fotografias analógicas, reveladas em papel fotográfico de tamanho 20x30 cm e emolduradas em madeira. 

A Galeria de Arte Nello Nuno está localizada à rua Alvarenga, 694, Cabeças. A entrada é franca.

Horário de visitação: segunda a sexta-feira das 12h às 18h e aos sábados, das 9h às 14h.