Criado por Administrator em qui, 29/05/2014 - 16:12
Em encontro promovido anualmente pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), gestores e assessores de comunicação se reuniram em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio, para trocar experiências e debater os rumos da comunicação pública e institucional nas Universidades brasileiras. Políticas, estratégias e casos de sucesso foram apresentados em painéis e mesas-redondas, que contaram também com convidados como a assessora especialista em comunicação corporativa e marketing, Kelly Mota, e a jornalista Lana Cristina Carmo, Editora Chefe da EBC.

Mesa de Abertura do evento. Créditos: Ascom Andifes.
Na edição 2014, o Encontro de Assessores de Comunicação das Universidades Federais teve momentos de exposição de trabalhos e trocas de experiências, além das palestras com especialistas das áreas de divulgação científica, novas tecnologias digitais e gerenciamento de crise. A UFOP apresentou dois casos de sucesso, sendo um deles o projeto UFOP Conhecimento, proposta de comunicação científica multiplataforma desenvolvida pelas equipes da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), Rádio UFOP e TV UFOP.
Na mesa sobre “Os desafios da Divulgação Científica: a relação entre a universidade e as agências de notícias na pauta de Ciência, Tecnologia e Inovação”, a UFOP foi representada pela jornalista e coordenadora da ACI, Verônica Soares, que falou sobre as estratégias de divulgação científica desenvolvidas na Universidade e dos benefícios da ferramenta SACI, Sistema de Apoio à Comunicação Integrada, para as ações de comunicação.
Para o coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, o encontro é sempre um aprendizado: “Nestes 11 anos de trabalho, mesmo com as dificuldades peculiares de cada IFES, dá para notar o quanto nossas assessorias melhoraram em termos conceituais, operacionais e tecnológicos, de Norte a Sul do país”. Ainda segundo Daher, o maior desafio é promover uma organização em rede entre as instituições, de forma a minimizar as assimetrias regionais.
Ao final do evento, como proposta de encaminhamento, foi definida a criação de grupos de trabalho que atuarão, prioritariamente, por meio de fóruns eletrônicos, constituídos nas seguintes áreas: Redes Sociais, Políticas de Comunicação Pública, Gestão em Comunicação, Novas Tecnologias, Difusão e Popularização da Ciências e Gestão de Crise. Além disso, definiu-se pela criação de um repositório de editais e pregões para compra de produtos ligados à comunicação.
CRISE E EDUCAÇÃO – No painel Gestão de Crises e Comunicação, o jornalista e consultor João José Foni revelou um dado surpreendente, que coloca a Educação como a quarta maior área de geração de crise no país. Assim, alertou sobre a necessidade de as Universidades se prepararem para atuar nesses momentos, de forma preventiva, como meio de proteger o seu maior patrimônio, que é a reputação.