Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Gestores e assessores das IFES discutem desafios da comunicação pública

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em encontro promovido anualmente pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), gestores e assessores de comunicação se reuniram em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio, para trocar experiências e debater os rumos da comunicação pública e institucional nas Universidades brasileiras. Políticas, estratégias e casos de sucesso foram apresentados em painéis e mesas-redondas, que contaram também com convidados como a assessora especialista em comunicação corporativa e marketing, Kelly Mota, e a jornalista Lana Cristina Carmo, Editora Chefe da EBC. 


mesa_abertura_ascom_andifes.jpg
Mesa de Abertura do evento. Créditos: Ascom Andifes.
 
Na edição 2014, o Encontro de Assessores de Comunicação das Universidades Federais teve momentos de exposição de trabalhos e trocas de experiências, além das palestras com especialistas das áreas de divulgação científica, novas tecnologias digitais e gerenciamento de crise. A UFOP apresentou dois casos de sucesso, sendo um deles o projeto UFOP Conhecimento, proposta de comunicação científica multiplataforma desenvolvida pelas equipes da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), Rádio UFOP e TV UFOP.

Na mesa sobre “Os desafios da Divulgação Científica: a relação entre a universidade e as agências de notícias na pauta de Ciência, Tecnologia e Inovação”, a UFOP foi representada pela jornalista e coordenadora da ACI, Verônica Soares, que falou sobre as estratégias de divulgação científica desenvolvidas na Universidade e dos benefícios da ferramenta SACI, Sistema de Apoio à Comunicação Integrada, para as ações de comunicação.  

Para o coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, o encontro é sempre um aprendizado: “Nestes 11 anos de trabalho, mesmo com as dificuldades peculiares de cada IFES, dá para notar o quanto nossas assessorias melhoraram em termos conceituais, operacionais e tecnológicos, de Norte a Sul do país”. Ainda segundo Daher, o maior desafio é promover uma organização em rede entre as instituições, de forma a minimizar as assimetrias regionais.

Ao final do evento, como proposta de encaminhamento, foi definida a criação de grupos de trabalho que atuarão, prioritariamente, por meio de fóruns eletrônicos, constituídos nas seguintes áreas: Redes Sociais, Políticas de Comunicação Pública, Gestão em Comunicação, Novas Tecnologias, Difusão e Popularização da Ciências e Gestão de Crise. Além disso, definiu-se pela criação de um repositório de editais e pregões para compra de produtos ligados à comunicação.

CRISE E EDUCAÇÃO – No painel Gestão de Crises e Comunicação, o jornalista e consultor João José Foni revelou um dado surpreendente, que coloca a Educação como a quarta maior área de geração de crise no país. Assim, alertou sobre a necessidade de as Universidades se prepararem para atuar nesses momentos, de forma preventiva, como meio de proteger o seu maior patrimônio, que é a reputação.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.