Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

GLTA recebe fotografias de Milton Tropia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

De 3 a 18 de abril, a Galeria de Arte do GLTA apresenta os trabalhos do fotógrafo Milton Tropia, ouro-pretano que retratou a cidade Patrimônio da Humanidade. Suas fotos apresentam uma Ouro Preto da década de 50 e 60, uma cidade sem atropelos, sem interferências, sem agressões urbanas - uma cidade que em nossos sonhos deixaríamos preservada para as futuras gerações.

 

Foi trabalhando na rede de cinemas pertencente à sua família que Milton desenvolveu o amor pelas imagens. Nas idas e vindas entre cidades do interior de Minas e Ouro Preto, ele percebeu como retratar a cidade, suas ruas e monumentos. Voltou, então, para a terra natal e abriu o Studio Tropia – Serviço Fotográfico para Amadores. Era também repórter fotográfico. Fez imagens raras, como a dos primeiros tapetes de serragem feitos na cidade e a do presidente Castelo Branco na Praça Tiradentes, participando das comemorações do 21 de abril.

Milton faleceu em 1991 e deixou um arquivo incrível. Mas como o que é dom de família não desaparece, toda a percepção fotográfica dele foi herdada pelos filhos Milton, Eduardo e Sérgio Trópia, autores de trabalhos ímpares na fotografia do mesmo cenário que encantou o pai anos atrás: Ouro Preto e sua gente.  

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.