Cíntia Soares é aluna do curso de Jornalismo e recebeu o prêmio na categoria "sujeito da inclusão", que dá reconhecimento a pessoas que se destacam na busca pela própria formação educacional e profissional. A premiação acontece anualmente no encontro da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos (Anei).
Cíntia relata a importância do prêmio e a forma como a Universidade contribuiu para que fosse gratificada: "O prêmio mostra que o trabalho da gente, de levar inclusão para as pessoas, está valendo a pena. A Universidade contribuiu muito para que eu e minha mãe ganhássemos este prêmio. É importante estar aqui, porque é uma representatividade, e ter o apoio da Universidade e da direção do Icsa é fundamental para motivar outras pessoas a virem para cá e para mostrar que é possível ter inclusão".
O prêmio é dividido em três categorias: 1) empresa ou instituição inclusiva: dedicada à inclusão de pessoas em empresas ou instituições; 2) cidadão ou cidadã inclusiva: dedicada à pessoa que proporciona a inclusão de pessoas, instituições ou situações sociais; 3) sujeito da inclusão: dedicada a quem, pelos próprios meios, busca encaminhamento educacional, profissional e geração de renda.
A coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), Adriene Santanna, destaca que a conquista evidencia as contribuições da Universidade e de Cíntia para a área da inclusão. "O prêmio reconhece os esforços da Instituição e das pessoas para que os espaços se tornem mais inclusivos e dá visibilidade para que outras pessoas também ajam em prol da inclusão", analisa.
A mãe de Cíntia, Célia Soares, foi premiada na categoria "cidadã inclusiva", no mesmo evento, que aconteceu em 25 de junho.