Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Alunos do novo curso de Administração Pública são recebidos com programação especial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Pedro Vieira

Realizada pelo Departamento de Gestão Pública em parceria com o Centro de Educação Aberto e a Distância (Cead), a I Semana de Integração do Curso de Administração Pública marcou o início das atividades do curso de Administração Pública presencial da UFOP. O evento levou aos alunos informações sobre o curso e sobre a vida acadêmica na Instituição.

No segundo dos três dias de evento, foi organizada uma mesa-redonda com autoridades convidadas. Entre elas estava o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, que realizou uma aula magna na qual destacou a relevância da capacitação de qualidade para a gestão pública que a Universidade vai fornecer com a implementação do novo curso e sua importância para a Região dos Inconfidentes. Também compôs a mesa a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, que ministrou uma aula introdutória sobre Administração Pública, abordando seus princípios e pressupostos.

 

0img_8410.jpg

Pedro Vieira
Luísa Barreto palestrou na aula inaugural.
NOVA MODALIDADE - O curso era oferecido pela UFOP somente na modalidade a distância, sem periodicidade de seleção definida, "mas era  interessante, por um lado, porque levava o ensino para municípios longe de Ouro Preto e a UFOP para outros estados brasileiros", destaca o coordenador do curso, Wellington Tavares.


O curso presencial, que tem seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), prioriza o estudante da região, que vai ter acesso a uma formação gratuita e de qualidade perto de casa. "Quando o curso foi pensado de forma presencial, além de possuir uma oferta regular, também acarreta a melhoria da área de atuação em termos de pesquisa, ensino e extensão", diz Wellington. Outro diferencial destacado pelo coordenador é que o curso tem 40% da carga horária realizada a distância. "Aproveitamos o nosso conhecimento de educação a distância para que uma parte do curso seja desenvolvido on-line, possibilitando a dinamicidade no ensino".

O vice-diretor do Cead, Luciano Batista, ressalta que o ensino a distância não deveria ser e nem foi pensado como algo a substituir o presencial, porque as duas modalidades trazem experiências diferentes. "No presencial, ao passo que a experiência em laboratórios é implementada, a exemplo das engenharias, o conhecimento é ainda mais aproveitado quando pensamos a junção da teoria com a prática". Quanto ao ensino híbrido, "a modalidade pode ajudar a educação presencial de diversas formas, uma vez que pode impactar quando o aluno precisar procurar uma atividade fora da universidade. Nós temos a convicção de que nosso estudo de projeto envolveu disciplinas que os discentes possam fazer [a distância] sem a perda da qualidade".

Luciano conta que a expectativa é que o curso cresça nos próximos anos: "Vamos realizar uma entrada anual por enquanto, sempre no início do ano. À medida que houver um crescimento da demanda, planejamos oferecer também no segundo semestre letivo. Pensamos também em seu crescimento para a educação continuada, ou seja, a pós-graduação".

Saiba mais sobre o curso.

Veja também

4 Abril 2025

O tema "Educação (em tempo) Integral e o Enfrentamento de Injustas Parcialidades na Educação Escolar" será discutido no 1º Ciclo...

Leia mais

21 Março 2025

Destaque Mostra de Profissões 2025 As escolas já podem se inscrever gratuitamente para a XIV Mostra de Profissões da Universidade...

Leia mais

21 Março 2025

A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), tem...

Leia mais

7 Março 2025

O Nexo Governamental XI de Agosto é uma iniciativa fundada na Faculdade de Direito da USP e presente em mais...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.