A renovação é periódica e se aplica a cursos reconhecidos pelo MEC a cada novo ciclo avaliativo, que dura em média cinco anos. O reconhecimento dá conta de três dimensões do funcionamento de um curso que são aferidas por partes externas, sendo elas: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.
Os aspectos são avaliados separadamente e, no final, representados pelo conceito total do curso por meio de uma nota que varia entre 1 e 5 pontos. Cursos com nota abaixo de 3 são considerados de oferta abaixo do padrão mínimo de qualidade exigido.
No ano de 2023, os cursos de Engenharia Urbana e os quatro cursos de Letras (Estudos Literários, Inglês, Português e Tradução) passaram pelo processo de reconhecimento. Os cursos de Artes Cênicas (Licenciatura) e de Museologia, por sua vez, passaram pelo processo de renovação. Todos foram avaliados com pontuação entre 4 e 5.
No ano de 2024, a UFOP recebeu visita dos avaliadores para renovação e reconhecimento de outros dois cursos: respectivamente, Ciências Biológicas (Bacharelado) e Matemática (Licenciatura), ambos do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb). O primeiro foi avaliado com conceito final 4 e o segundo recebeu o conceito final 5.
O professor do Departamento de Matemática, Vinicius Vivaldino, fala sobre a nota máxima que o curso recebeu: "A nota atesta de forma ampla a qualidade do curso. Esse resultado demonstra que o curso está alinhado com o que é exigido na Política Nacional de Formação de Professores". O curso já obteve nota máxima nas avaliações do Enade e pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O resultado obtido contribui com a imagem da Instituição e reforça seu compromisso com os alunos e os docentes, adequando-se às necessidades exigidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelo ordenamento legal estabelecido pelo MEC.