Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, do campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, vão passar por mudanças nesta edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Em 2026, os dois cursos passarão a oferecer 20 vagas por turma, com entradas no 26.1 e o 26.2, em turno integral (vespertino e noturno).
Segundo Siomara da Silva, coordenadora da Licenciatura em Educação Física, as mudanças foram pensadas com o intuito de facilitar a dupla formação dos alunos, permitindo que aqueles que fazem licenciatura possam, se desejarem, se graduar também no bacharelado em um tempo menor. "Hoje, o que a gente tem é a possibilidade de o aluno fazer licenciatura e bacharelado fazendo uma complementação do segundo curso depois de completar o primeiro, obviamente, em menos de dois anos", explica.
Outra mudança é o aumento da jornada, com a integralização do currículo dos cursos. Antes, os alunos tinham aulas somente no período noturno e agora passarão a ter aulas no período da tarde também, favorecendo tanto a comunidade acadêmica como a população com as práticas extensionistas. Essa expansão dos cursos favorece a formação dos estudantes em um menor tempo, pois, como explicado por Siomara, o quantitativo de horas necessárias para as graduações não cabia somente no turno da noite, o que exigia um maior tempo para que os estudantes conseguissem cumprir os créditos necessários para se formar.
As mudanças se deram a partir de uma resolução de 2018, que fundia em uma base comum os dois cursos, Licenciatura e Bacharelado, numa única unidade, na primeira metade da graduação em Educação Física.
Para saber mais sobre os cursos, áreas de atuação e matriz curricular, acesse o site
Escolha UFOP.