Ir para o conteúdo

Educação Física, Engenharia Civil e Nutrição da UFOP conquistam nota máxima no Enade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os três cursos tiveram nota 5 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente a 2019. Com relação à edição anterior (2016), os cursos de Educação Física, Nutrição e Engenharia Civil subiram na pontuação, garantindo nota máxima. Além disso, sete dos outros dez cursos avaliados obtiveram nota 4: Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção de Ouro Preto e João Monlevade, Engenharia Ambiental e Farmácia. Alcançaram conceito 3 os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. Dos 6.360 cursos avaliados, somente 6,1% alcançaram o indicador máximo, em uma escala de 1 a 5. Entre as instituições federais de ensino superior, 342 cursos obtiveram nota máxima, o equivalente a 24% do total. 
 
O presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFOP (CPA), Adilson Santos, reflete sobre o grau de seriedade e responsabilidade com o qual a Universidade tem lidado com a avaliação e destaca sua importância para a Instituição. "Através dos relatórios de cursos, instituição e de áreas, o Enade nos permite verificar em que aspectos a Universidade mostrou potencialidades e fragilidades, que são informações que podem contribuir para o mais importante: a busca permanente pela qualidade."
 
O curso de Educação Física foi avaliado como o quarto melhor de Minas e ocupou 19ª posição nacional. A coordenadora do Colegiado de Educação Física, Juliana Castro, celebra o resultado e reconhece a importância da participação e contribuição dos docentes, discentes e técnicos na conquista. "Ficamos extremamente alegres com esse resultado e conseguimos verificar isso nas manifestações dos vários segmentos, que realmente demonstraram orgulho e o sentimento de pertencer ao resultado", conta. 
 
O curso de Nutrição ficou com o posto de quinto melhor de Minas e ocupou 25ª posição nacional. "A avaliação é o resultado do comprometimento de professores, alunos e técnicos com o curso, foi um trabalho muito árduo de todos e o sentimento é de gratidão. Essa conquista representa para a gente o valor do nosso curso, representa o reconhecimento do nosso trabalho e dedicação", avalia a coordenadora do Colegiado de Nutrição, Sônia Maria de Figueiredo.
 
O curso de Engenharia Civil também foi avaliado como o quinto melhor de Minas, ocupando a 38ª posição nacional. O presidente do Colegiado, Carlos Eduardo Mello, celebra com satisfação e destaca que "precisamos dar parabéns às pessoas envolvidas, mas principalmente temos que enaltecer o trabalho realizado pelos alunos, que criaram o projeto 'Civil Nota 5', o que foi fundamental para se motivarem, se prepararem e entenderem a importância da boa avaliação para o curso". O estudante e colaborador do "Civil Nota 5" Valmir Bernardes destaca a importância do projeto e o define como "fruto da busca de um grupo de alunos por melhorias no curso, que ataca desde os calouros que estão chegando, até os estudantes que estão formando, hoje é mais do que conquistar uma nota cinco do MEC".
 
ENADE - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes acontece de três em três anos e tem o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. O Enade atribui conceitos de 1 a 5, sendo que cursos com notas acima de 3 são considerados de boa qualidade. 
 
A avaliação é realizada a partir da inscrição de estudantes ingressantes e concluintes, sendo que esses últimos precisam fazer duas provas, uma de formação geral (FG) e outra de conhecimentos específicos (CE). O desempenho dos alunos concluintes na FG é comparado com o dos ingressantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais