A mesa redonda "Múltiplas experiências pelo Pibid: afetos, desafios, desejos e alteridade" abriu o Encontro Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) 2019, nesta quarta (4). Estiveram presentes os seguintes representantes: Gloria Maria Felisberta Magalhães, do Pibid EJA; Rodrigo Assunção da Silveira, do Pibid Ciências; Natália Cristina da Silva Rosa, do Pibid Letras - Português; Windiayara Gomes Marques, do Pibid Educação Física; Carla Roberta Alencar e Luiz Paulo Souza Basílio, do Pibid Afro-Indígena.
O coordenador institucional do Programa, Fábio Augusto Rodrigues, comenta a atual situação financeira. "Até maio de 2018, nós estávamos tranquilos com as bolsas. Com a crise da Capes e com o corte em vários níveis, não é possível que nós façamos mais substituições de bolsistas e os projetos ficam desfalcados. Nesse sentido, foi o grande prejuízo que tivemos, e estamos indo para 2020 sem a garantia de continuidade do projeto".
O encontro aconteceu no Auditório do ICHS e apresentou as atividades desenvolvidas, os resultados, experiências, dificuldades e os objetivos dos professores dentro do programa.
O segundo dia do evento foi realizado no Iceb, no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Pela manhã, foram formados grupos de trabalho mediados pelos coordenadores. À tarde, o encontro foi encerrado com uma plenária com os grupos.
PIBID — É um programa do governo federal que tem como objetivo principal a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pela sua execução.