Criado por Bárbara Torisu em ter, 19/04/2016 - 12:08 | Editado por Patrícia Pereira há 8 anos.
Para o palestrante, a formação dos alunos de licenciatura é bem complexa e não se faz apenas pelo domínio do conteúdo específico de cada matéria. É preciso que os estudantes tenham também conhecimento da história da educação como base para a sua formação profissional. "É um momento importante, que nós nunca tivemos no âmbito dessa Universidade e nem no país: o de pensar em um projeto institucional voltado diretamente para a formação de professores. A UFOP criou essa rede de trocas de professores dos cursos de licenciatura, justamente para haver essa troca de práticas, de novas metodologias, para discutir essa formação e melhorar a qualidade da formação inicial e continuada da UFOP", afirma Nair Aparecida Rodrigues Pires, membro da Comissão Especial de Assessoramento da PROGRAD na construção do Projeto Pedagógico Institucional e professora do Curso de Música.
O maior desafio da universidade é pensar na identidade profissional docente que os cursos de licenciatura querem formar. Um dos objetivos desses encontros é buscar elementos que ajudem a compor essa formação. O Encontro conta com uma série de oito eventos, que ocorrerão até agosto deste ano, e cada encontro quer discutir elementos da nova diretriz, por meio de mesas de debate e palestras. "Para a Universidade é um momento em que a gente está pensando um projeto único de licenciatura. A formação de professores é algo fundamental no Brasil. Nós tínhamos os cursos trabalhando de forma muito isolada e, agora, a ideia é que tenhamos um projeto único da universidade, para as licenciaturas, um projeto mais geral que forneça as diretrizes para que cada curso possa elaborar o seu projeto pedagógico. É a tentativa termos uma proposta da UFOP para a formação de professores" aponta Luciano Campos da Silva, pró-reitor Adjunto de Graduação.
PPI
Para a estudante de mestrado em educação da UFOP, Gabriela Fernandes, a reforma é necessária e urgente. "É preciso pensar que estão se formando professores e, a criação de cursos específicos valoriza a profissão e forma profissionais mais qualificados para atuar na área", assinala.
A resolução
Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Educação do Ministério da Saúde aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de licenciatura, para a formação inicial e continuada de docentes das áreas de educação básica, nas modalidades de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura. As novas medidas também asseguraram a mudança da carga horária mínima, que passou de 2.800 horas para 3.200 horas.
As novas diretrizes tem como objetivo:
a) Sólida formação teórica e interdisciplinar;
b) Unidade teoria-prática;
c) Trabalho coletivo e interdisciplinar;
d) Compromisso social e valorização do profissional da educação;
e) Gestão democrática;
f) Avaliação e regulação dos cursos de formação.