Ir para o conteúdo

I Simpósio de Estágio Obrigatório em Comunicação Social discute comunicação e mercado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves

O debate inicial aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), no auditório do Instituto de Ciências Sociais (Icsa), e contou com a presença da coordenadora do Estágio em Comunicação Social, Lara Linhares, e da comissão de estágio formada pelos professores do curso de Jornalismo Hila Rodrigues e André Quiroga.

A comissão fez uma contextualização do estágio obrigatório, abordou os critérios de escolha dos locais de estágio e tirou dúvidas dos alunos sobre remuneração, transporte, entre outros assuntos. Além disso, a disciplina Oficina de Estágio foi apresentada aos alunos.

A comissão de estágio foi criada para estudar o mercado de trabalho da região dos Inconfidentes e mapear potenciais locais de trabalho para os estudantes. Entretanto, a comissão lembrou que a procura pela vaga de estágio também é obrigação do aluno.

Os professores levantaram dados e compararam, com base no semestre 19.1, as principais áreas de atuação dos estudantes nos campos de estágio. De acordo com o gráfico apresentado, as áreas que mais atraem os estagiários são: Redes Sociais, Jornalismo Digital, Assessoria de Imprensa, Produção Audiovisual e Comunicação Institucional.


CENÁRIO REGIONAL - Em relação ao período anterior, constatou-se um equilíbrio no número de estagiários que atuam em Mariana e Ouro Preto, cidades onde a UFOP possui campi. Houve um acréscimo também no setores de atuação. Neste semestre, predomina o setor privado.

Em relação à remuneração, aumentou a quantidade de empregadores que oferecem auxilio financeiro. Segundo a coordenadora de estágio, esse é um dos principais fatores que classificam a vaga como qualificada.

Lara conta que a expectativa não era das melhores quando o estágio estava em processo de implementação na região. "Imaginávamos encontrar um cenário muito escasso em relação a oferta de vagas para os estagiários. Por outro lado, vimos que havia sim um mercado de trabalho com muito potencial no que diz respeito ao recebimento desses estudantes. Então, conseguimos mapear uma quantidade de vagas suficientes para atender aos nossos alunos. A receptividade foi tão promissora que ainda sobraram vagas", analisa.

A coordenadora ressaltou ainda a importância do estágio obrigatório na formação profissional do estudante: "O estágio possibilita a abertura de campos de trabalho para os alunos depois de formados. O ideal é que a gente insira nossos estudantes nesse mercado de trabalho local e regional para que, em um segundo momento, eles possam ser contratados e efetivados".

O I Simpósio de Estágio Obrigatório em Comunicação Social acontece até a noite desta quinta-feira (31). Confira a programação.

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais