Ir para o conteúdo

Mulheres e política marcam mesa de abertura da VII Secom

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
"Marielle, presente!". A frase em referência à morte e à luta da vereadora Marielle Franco intitulou a mesa de abertura da VII Semana de Estudos em Comunicação (Secom) na noite dessa quarta-feira (16), reunindo alunos, professores e membros da comunidade no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). A semana acontece nos dias 16, 17 e 18.

A vereadora de Belo Horizonte, Áurea Carolina, a ex-vereadora de Mariana, Aida Anacleto, e a fundadora do Instituto Igor Mendes, Nayara Mendes, foram as convidadas que compartilharam suas trajetórias e conversaram com o público sobre mulheres, comunicação e resistência.

Mediada pela professora do Departamento de Letras (DELET), Kassandra Muniz, a mesa discutiu a presença das mulheres na comunicação e na política, debatendo as condições de trabalho na área e a importância da representatividade e da consciência política para o combate ao machismo, à misoginia e ao racismo nesse ambiente.

secom_abertura.jpg

Tuila Dias
Discentes e membros da comunidade assistiram a mesa de abertura da VII Secom
A Secom marca a volta do Centro Acadêmico (CA) do curso de Jornalismo que acabou em 2014 e só foi retomado em 2017. De acordo com Ana Miranda, aluna  do curso e membro do CA, a escolha do tema para realização do evento foi em decorrência da necessidade de falar sobre política no contexto atual. "Observamos que há muitos alunos do curso engajados em diferentes causas, mas que não estão mobilizados como estudantes, então achamos que seria muito importante falar de política nesse momento", afirma.

Já a escolha do tema "Mulheres na comunicação" se deu pela conversa entre membros do CA, formado majoritariamente por alunas, constatando, assim, a necessidade de falar sobre mulheres nesse tipo de evento.

A chefe do Departamento de Jornalismo (Dejor), professora Karina Barbosa, e a chefe do Colegiado de Jornalismo (Cojor), professora Michele Tavares, marcaram presença no evento e reiteraram a importância do movimento político-estudantil. "Continuem ocupando esses espaços, ao ocuparem, vocês transformam e continuam a transformar [a sociedade]... Os tempos diante de nós exigem determinação para lutar. Querem calar as mulheres, querem sufocar a universidade. Enquanto estivermos vivos, enquanto estivermos aqui, não vamos deixar. Pensar nas mulheres é sim pensar em todas, em todes, em todos", disse Karina em discurso. 
 
Após a mesa de abertura, a aluna de Artes Cênicas, Lorena Balbino, apresentou a intervenção artística "Mada-Lena's". Acompanhada por trilha-sonora marcada, com movimentos de dança ao longo do palco, Lorena representou as violências sofridas por mulheres no cotidiano. 

SECOM - Promovida pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social - Jornalismo (Cacom), por meio da gestão Foca, com o apoio do ICSA e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Secom é um evento de natureza acadêmica, científica e cultural com periodicidade anual, aberto a toda comunidade universitária e marianense.

Confira a programação.

Veja também

12 Novembro 2024

O Programa de Educação Tutorial da Física (PETFísica) abre inscrições para o processo seletivo de bolsistas. São seis vagas direcionadas...

Leia mais

11 Novembro 2024

um_passo_a_mais_2024-2_-_destaque.png A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza nos próximos dias a "Conversa com os calouros", evento organizado pela...

Leia mais

8 Novembro 2024

O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) da UFOP informa aos calouros 24.2 da primeira, segunda, terceira e quarta chamadas...

Leia mais

4 Novembro 2024

A revista-laboratório Curinga, produzida pelos estudantes de Jornalismo da UFOP, foi tema de uma das questões do Exame Nacional do...

Leia mais