Criado por Mayara Portugal em ter, 23/01/2018 - 17:36 | Editado por Lígia Souza há 6 anos.
Em 2018, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ganha mais um curso presencial de graduação. Ofertado na Escola de Minas (EM), o curso de Engenharia Urbana soma-se às nove engenharias e ao curso de Arquitetura e Urbanismo oferecidos na EM.
A UFOP é a primeira instituição de ensino no Brasil a ofertar o curso a nível de graduação. De acordo com o Professor do Departamento de Engenharia Urbana (DEURB), Eleonardo Lucas, a Universidade conta com recursos necessários para a oferta do curso. “Laboratórios na área de saneamento e hidráulica, por exemplo, já existem na Escola de Minas e serão utilizados para formação dos alunos”, afirma. Além disso, o professor explica que a infraestrutura disponível no Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da UFOP (NUGEO) foi determinante para viabilizar o curso.
O Engenheiro Urbano é responsável por questões técnicas associadas às cidades, como drenagem urbana, estabilidade de encostas e taludes, transporte, sistemas de água e esgoto, além das questões vinculadas ao planejamento e gestão das cidades. O curso surge a partir da necessidade de um profissional com visão sistêmica, englobando diferentes áreas associadas não só a engenharia.
Segundo Eleonardo, “atualmente se percebe a falta de conhecimento sistêmico que consiga cruzar todas as especialidades da infraestrutura e planejamento urbano. Então, a proposta não é a formação de um engenheiro que tenha domínio de todas as questões urbanas, mas que tenha conhecimento para realizar o cruzamento de todas as especialidades técnicas”, ressalta.
No Brasil, a responsabilidade em formar profissionais aptos a trabalhar com gestão, ocupação e desenvolvimento de pequenas, médias e grandes cidades está historicamente atribuída aos arquitetos e urbanistas. Desse modo, é papel do engenheiro urbano pensar estratégias para resolver problemas estruturais e sociais urbanos visando a melhoria de infraestrutura e qualidade de vida dos cidadãos.
Confira a matriz curricular do curso.
PRIMEIRA TURMA - No primeiro semestre de 2018 serão ofertadas 36 vagas para o curso. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2017. O sistema recebe inscrições pelo endereço sisu.mec.gov.br de 23 a 26 de janeiro. Para saber mais, os interessados em ingressar na área podem acessar o site Vestibular UFOP.
Conheça os outros cursos presenciais ofertados pela Universidade.