Criado por Ivan Vilela em qui, 21/03/2019 - 10:28 | Editado por Patrícia Pereira há 5 anos.
"A infância não é uma fase valorizada", disse a professora do Departamento de Educação Liliane dos Santos Jorge. A pedagoga passou por diversas escolas e áreas da educação antes de ingressar no ensino superior. Ela conta como é difícil ser um profissional atuante na alfabetização e educação de crianças, jovens e adultos. "A infância é meio esquecida, porém, se temos essa fase protegida, dedicada e atenciosa, teremos adultos melhores", ressalta.
Para Liliane, o profissional da educação trabalha diretamente com vidas, com formação e educação de pessoas. Dessa forma, promove o crescimento pessoal dos indivíduos, preparando-os para o mundo. Em tempos de corte de verbas na área da educação por parte do governo brasileiro, a professora afirma que "ser pedagogo é resistir na luta pelo direito à educação básica, pelo direito de se fazer cidadão por meio da alfabetização para, assim, entender o que é dito, o que é falado e poder expressar opiniões". Por isso, Liliane ressalta que é necessário gostar da área para atuar: "Faz parte do nosso trabalho estar feliz com o que se faz. Se não estamos felizes, não somos bons profissionais. E hoje, precisamos de bons profissionais".
semana-integracao-2019-4.jpg
OPORTUNIDADES — Nos relatos de alunas e ex-alunas do curso de Pedagogia da UFOP, foram salientadas as experiências que a Universidade oferece para a formação dos pedagogos. A participação no Centro Acadêmico do curso, no Programa de Educação Tutorial (PET), nas iniciações científicas, projetos de extensão, estágios e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) promove a aplicação do que se aprende na sala de aula, favorece a interdisciplinaridade e enriquece o currículo.
A recém-graduada em Pedagogia Scarlett Souza ressaltou que os alunos do curso crescem juntos por meio do diálogo. "Na pedagogia é necessário dialogar. Isso permite que vocês se entendam como pedagogos e discutam o que acham certo na atuação e na profissão", ressalta.