Criado por Priscilla Santos em seg, 07/03/2016 - 16:46 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
A iniciativa é fruto da aprovação, em julho do ano passado, pelo Ministério da Educação (MEC), de uma nova diretriz curricular para os cursos de licenciatura, com a proposta, principalmente, de elaboração dos currículos de maneira mais coletiva. Além disso, são sugeridas mudanças significativas nos cursos de formação de professores, sobretudo com ampliação da carga horária, impactando diretamente nos currículos.
Outro objetivo é fortalecer estruturalmente uma rede de trocas, com professores das licenciaturas, no sentido de promover conhecimento, trocas de experiências sobre as práticas pedagógicas significativas já desenvolvidas e a construção do Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas (PPL). No PPL, estarão elencados os objetivos do curso, o perfil do egresso, os componentes curriculares, a metodologia e as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas no curso, além das formas de avaliação da aprendizagem.
O Pró-reitor adjunto de Graduação, Luciano Campos, destaca os benefícios das mudanças para o aluno. “Tão logo o projeto pedagógico da licenciatura for aprovado, os cursos vão começar a reformar seus currículos e os alunos vão sentir em sala a diferença em termos de uma carga pedagógica maior e projetos do dia a dia diferenciados, estimulando atividades conjuntas entre os cursos”, assinala.
Na Universidade, a Câmara dos Colegiados já possui representação de todos os coordenadores de cursos da UFOP. Na Câmara, há uma subcâmara exclusiva para as licenciaturas, de onde saíram os representantes para conduzir o processo, fazer contatos com alguns convidados e organizar atividades referentes à elaboração da metodologia de trabalho.