Criado por Administrator em seg, 02/07/2007 - 00:00
No próximo dia 08 de julho, tem início o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2007 com o tema “Chico Rei e a Cultua Afro-Brasileira”. A cerimônia de abertura será realizada no domingo, às 17 horas, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Com a proposta de fazer das ruas de Ouro Preto e Mariana palco para uma homenagem à cultura negra, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana convida o público a participar de uma verdadeira maratona cultural com duração de três semanas. Paralelamente à realização das 68 oficinas – principal foco do festival – uma rica programação nas áreas de Literatura, Artes Plásticas, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, e Infanto-Juvenil foi preparada pelas curadorias do Festival.
No domingo, 08/07, o carioca Jorge Aragão faz o primeiro grande show do Festival promovido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto – um encontro com o choro e o samba aberto a toda a população. O espetáculo, que além da abertura do evento, celebra o aniversário de Ouro Preto, acontece na Praça Tiradentes, às 22h30.
Na primeira semana, serão abertas diversas exposições que podem ser conferidas pelo público ao longo de todo o evento. No Centro de Artes e Convenções da UFOP, além da coletiva ressonâncias@rtesnegr(as), que reúne escultura, fotografia, vídeo, objeto, performance e instalação, a mostra Bandeiras – Territórios Imaginários fica exposta até o dia 29 de julho. ‘Diáspora Negra: resistência e ousadia’ está entre as mostras que serão montadas em Mariana, a partir do dia 14 de julho.
A área de Artes Visuais oferece ao público uma série de relevantes mostras de vídeo, realizadas tanto em Ouro Preto quanto em Mariana. A extensa grade de filmes será inaugurada nesta segunda-feira, 09/07, com a mostra “Memória do Brasil”, que traz o filme Pierre Verger – Mensageiro entre dois mundos, no Cine Teatro Vila Rica, em Ouro Preto, às 17h. Também em Ouro Preto, no mesmo dia, será aberta a mostra “O Silêncio dos Intelectuais”, trazendo o filme O Silêncio - que em seguida é debatido com Adauto Novaes e Marcelo Coelho – no anexo do Museu da Inconfidência, às 19h. No Teatro Sesi, em Mariana, tem início a mostra “Novo olhar do cinema africano”, com o filme Abouna, que será exibido às 19h30.
Saraus e performances são atrações da área de Literatura, que volta ao Festival depois de dois anos. Na quarta-feira, 11/07, os escritores Adalgimar Gomes, Malluh Praxedes, Cláudio Willer, Luiz Giffoni, Nelson Saúte e Miguel Gullander têm um encontro com o público às 17h e às 19h, no Bar do Festival, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto. Na sexta-feira, 13/07, o sarau literário conta com a participação de Branca Maria de Paula, Mário Alex Rosa, Luis Alberto Brandão, Flávio Boaventura, às 17h, e de Carlos Herculano Lopes, Marcelino Freire e Menalton Braff, às 19h, também no Bar do Festival.
Ainda na sexta-feira, a área Infanto-Juvenil dá partida à diversão, com a apresentação do espetáculo Sacy Pererê, da Cia Lumbra, no Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto, às 19h. A programação para crianças e adolescentes traz outros destaques imperdíveis, como o Grupo Trampulim, que leva a Ouro Preto o espetáculo Pratubatê, no domingo, 15/07, no Teatro Municipal Casa da Ópera. Com participação de integrantes do Uakti, na sexta-feira, 21/07, O Vôo do Pterodáctilo será apresentado pelo Grupo Curupaco, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, às 18h. Na última semana do Festival, é Mariana que recebe a Cia Furunfunfum, na quinta-feira, 26/07, com O Flautista de Hamelin, no Teatro Sesi, às 19h30.