Ir para o conteúdo

Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira retoma as atividades hoje (31)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Agliene Melquíades 
 
O "Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira" (GEMARB) retorna as atividades hoje (31/03), das 9h às 12h, na Hemeroteca (sala 418). O texto a ser discutido nesta semana é  A rebelião, a cidade e a consciência, pertencente ao livro Cidades Rebeldes, de Mauro Iasi. Os interessados em obter o texto, que será pauta do encontro, podem entrar em contato pelo e-mail: gemarb.ufop@yahoo.com.br.

O GEMARB, articulado ao Programa de Estudos e Pesquisas em Lutas Sociais Trabalho e Política na Realidade Brasileira (PROLUTA), desenvolve as atividades desde o primeiro semestre de 2012. Consolida-se como espaço de reflexão, debate e de construção coletiva de referenciais analíticos que, através da contribuição dos principais autores do pensamento clássico marxista, desvendam as principais contradições presentes nas particularidades da formação histórica brasileira. O grupo se reúne a cada 15 dias.

As reflexões teóricas estão articuladas com a investigação dos processos de resistência e luta dos trabalhadores pela construção de um espaço efetivamente público e democrático, para além dos limites impostos pela ordem societária capitalista. Busca ainda identificar os atores envolvidos e as relações sociais e políticas que engendram e subordinam as reivindicações sobre a esfera de ampliação e defesa da socialização da política no Brasil.

O GEMARB busca não somente articular o debate e a construção do conhecimento científico no interior da comunidade acadêmica - incorporando docentes e discentes dos diferentes cursos integrantes do quadro da Universidade - como também estimular a participação de profissionais, integrantes de movimentos sociais e demais organizações das classes trabalhadoras da região.