Ir para o conteúdo

Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais promove encontro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Amanda Sereno

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (Giro) realiza, ao longo do semestre, uma sequência de reuniões abertas no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), localizado no campus Mariana da UFOP. A próxima reunião de pesquisa será no dia 5 de junho e terá como tema Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual.
 
O grupo é dividido em dois núcleos, sendo eles o CultMídia e o Prelo. O CultMídia, núcleo organizado pela professora e coordenadora do Colegiado de Jornalismo, Denise Figueiredo, estuda a cultura midiática, especialmente a comunicação e cultura popular. Já o Prelo, organizado pelo professor Frederico Tavares, estuda a cultura editorial, a cultura do impresso. “É um espaço de troca e de partilha. Espaço em que se discute, em que se pensam os projetos e as questões contemporâneas”, explica a professora Denise. O grupo foi elaborado com o objetivo de criar mais um espaço de pesquisa dentro do curso, que ainda é jovem, e dar continuidade a um histórico de pesquisas que Frederico e Denise já tinham experimentado durante a graduação. 

O professor Frederico explica que o nome Giro surgiu por causa de uma concepção de comunicação como um circuito, como um processo na sociedade que diz respeito às relações sociais. "A comunicação é um elemento fundamental da sociabilidade contemporânea, seja pelas relações cotidianas, seja pelos elementos dessas relações cotidianas quando mediadas tecnologicamente, que significa olhar a relação entre sociedade e mídia e vice-versa”, completa Frederico.  

Os encontros são abertos para toda a comunidade e acontecem no bloco II, sala 7. Os textos discutidos pelo grupo estão na pasta do Giro, no xerox do Icsa, que fica no segundo andar do Prédio Padre Avelar.

Programação:
05 de junho - Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual
26 de junho -  Interrogando a identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial
10 de julho -  Sociabilidade: apenas um conceito?