Ir para o conteúdo

Grupo de pesquisa JorNal promove discussões entre alunos pesquisadores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Marques

O JorNal, criado em 2009 pelos professores do curso de Jornalismo da UFOP Marta Maia e Ubiratan Vieira, é um grupo de pesquisa que se propõe a instalar debates variados, concentrados nos processos que permeiam a construção da narrativa jornalística e as linguagens que a atravessam.

Inicialmente, o projeto se chamava Linguagem, Narrativas, Processos Jornalísticos e Culturais (Lincs) e se dividia em dois subgrupos: um que se chamava Grifos (centrado nas experiências sonoras) e o Gente (focado nas narrativas, nas trajetórias e na experiência). Com o ingresso de mais professores no curso de Jornalismo e em função das pesquisas que o grupo vêm desenvolvendo, o nome mudou para JorNal.

A professora Marta Maia, responsável pelo grupo, ressaltou a importância do trabalho: "Avaliamos que o ensino não deve ser dissociado da pesquisa e da extensão, por isso acreditamos que a existência desse grupo contribui para a formação dos estudantes. Exemplo bem objetivo dessa formação foi o ingresso de Thales Vilela Lelo no mestrado da UFMG e de Leidiane Vieira Reis no mestrado da UFJF, ambos ex-estudantes do curso de Jornalismo e integrantes do JorNal." 

Os temas conservam uma relação direta com os projetos de pesquisa dos professores responsáveis e com questões emergentes da contemporaneidade, sempre em uma perspectiva crítica e com preocupações com o caráter social do curso de Jornalismo da UFOP. A partir de diversos textos - lidos, estudados e analisados quinzenalmente pelos professores e estudantes -, o grupo já debateu temas diversos, como os enquadramentos presentes na cobertura jornalística, os processos de mediação, o papel do conflito nas entrevistas, o papel da imagem e dos quadrinhos no jornalismo. Neste semestre, o assunto abordado é a questão das biografias não autorizadas. 

Os encontros são abertos a todos os alunos da UFOP e a única exigência é que todos leiam os textos indicados para a leitura. "A cada reunião, dois alunos (selecionados a partir de um acordo previamente acertado pelo grupo) levantam questões sobre os textos. A discussão é sempre muito rica", afirmou a professora Hila Rodrigues, professora colaboradora do projeto.

Filipe Monteiro, estudante e bolsista de iniciação científica, participa do grupo e reafirmou a importância dos encontros: "É uma ótima oportunidade para colaborar com o desenvolvimento da pesquisa e levar adiante o debate acadêmico, que não deve ficar restrito à sala de aula".

A reuniões, que acontecem quinzenalmente, ocorrerão, principalmente, nas manhãs de sextas-feiras, às 10h. Para mais informações, o grupo mantém uma página no Facebook: JorNaL - Grupo de Pesquisa, Jornalismo, Narrativas e Linguagens.