Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Grupo de teatro da UFOP participa de festival de arte

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Carolina Panini

Nos dias 1 e 2 de março, às 20h, a Cia. Cárcere de Teatro, apresenta o Espetáculo Guantánamo: História de Homens e Bichos, no espaço Funarte Casa do Conde, em Belo Horizonte. A montagem dos alunos da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP encerra a programação do II Verão Arte Contemporânea, festival que acontece na capital mineira desde o dia 22 de janeiro.

 

 Guantánamo: História de homens e bichos” é um espetáculo de conclusão do curso de Artes Cênicas/ Bacharelado em Direção Teatral e Interpretação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de uma investigação cênica sobre a prisão implantada pelos Estados Unidos na base naval de Guantánamo, em Cuba.  Constituído basicamente por material documental, a dramaturgia é inspirada nos textos: Guantánamo, defender a liberdade em nome da honra, de Victoria Brittain e Gillian Slovo e da oficina “Guantánamo”, ministrada por Francisco Medeiros em BH, em 2005; material jornalístico; trechos do Al Corão e trechos de Vigiar e Punir, de Michel Foucault.

 

O espetáculo apresenta a trajetória de prisioneiros muçulmanos pretensamente ligados aos atentados terroristas de “11 de setembro”, aprisionados sem nenhuma acusação formal e sem direito a defesa. Habitada por centenas de homens, a Baia de Guantánamo foi escolhida para abrigar esses indivíduos acuados face à dura perda de seus direitos humanos. A montagem utiliza de estéticas contemporâneas como fusão de linguagens, utilização de espaço alternativo, público inserido no espaço cênico, inserção de vídeo, teatro como locus de crítica social, a utilização do corpo engajado. Caracteriza-se principalmente por propor reflexão política e estética a partir da experimentação e investigação do teatro político-documental.

 

A Cia. Cárcere de Teatro se formou a partir da montagem de Guantánamo, o elenco é composto pelos atores Aguinaldo Elias, Bartira Fortes, Bruno Campelo, Catarina Friso, Daniel Sapiência, Daniela Cavalcante, Danilo França, Danilo Lopes, Eduardo Miele, Renato Cordeiro e Thiago Meira, e a direção é assinada por Bartira Fortes e Daniela Cavalcante.


Os ingressos para Guantánamo: História de Homens e Bichos podem ser adquiridos na Casa do Conde pelo preço de R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) nos dias 29 de fevereiro, 01 e 02 de março, de 14h às 20h. 

Festival de Arte Contemporânea

O Festival Verão Arte Contemporânea está na sua segunda edição e tem por objetivo compreender o nosso tempo através de um recorte cultural que respeite as diversidades expressivas e abra espaço para novos formatos na criação artística. O evento vem atender à demanda e à diversidade da produção artística em Belo Horizonte, através de um festival que envolva teatro, dança, música e artes visuais. Pela primeira fez, foi convidado um grupo de teatro que não está instalado em Belo Horizonte e, de acordo com Bartira Fortes, essa apresentação contribui para a expansão de uma pesquisa que estava restrita à Ouro Preto. “O II Verão Arte Contemporânea é um festival que abre espaço para grupos com uma linha de pesquisa baseados na reflexão política e Guantánamo tem exatamente essa proposta, de possibilitar uma nova visão sobre o teatro e que essa não seja puramente comercial.” diz Bartira.

Para esta apresentação, o grupo teve o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto através da Secretaria de Cultura e Turismo, do Espaço Funarte Casa do Conde, da Web Move, Polícia Militar de Minas Gerais e do Centro de Produção e Pesquisa Audiovisual da UFOP.

Ficha técnica:

Orientação de montagem: Clarissa Alcântara
Orientação de pesquisa: Sandra Parra
Direção: Bartira Fortes e Daniela Cavalcante
Dramaturgia: Bartira Fortes e Juliano Mendes
Cenografia: Renato Ribeiro e Maíra Lana
Organização do espaço cênico: Carolina Panini
Cenotécnico: Zé das Dores
Figurino: Maíra Lana, Nicolas Corres Lopes e Vítor Flausino
Iluminação: Bruno Cerezolli
Operador de luz: Paulo Cardoso
Maquiagem: Nicolas Corres Lopes
Arte gráfica e fotografia: Carolina Panini
Pesquisa de imagens: Bartira Fortes e Sérgio Sanches
Edição de vídeo: Danilo Marcelino e Clarissa Alcântara
Música original: Vítor Gomes
Operador de som: Danilo Marcelino
Produção executiva: Bartira Fortes
Assistente de produção: Luiz Henrique, Daniela Cavalcante e Danielle São José

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.