Criado por Administrator em sex, 20/11/2015 - 12:01
Gabriel Campbell
Além de palestras, minicursos e mesas-redondas, o Encontro de Saberes traz diversas apresentações culturais para o público interessado. Estudantes de Artes Cênicas da UFOP apresentaram o primeiro ensaio aberto do espetáculo teatral infantil "O Pequenino Grão de Areia", no teatro do Centro de Convenções.
A história retrata o universo infantil por meio de cinco personagens que representam grãos de areia de uma praia, sugerindo serem crianças mediante a entonação da voz e da ação dos atores durante as cenas. Os grãos estão sempre brincando de jogos do universo infantil como: coelhinho saiu da toca, batata quente e do pezinho.
O projeto de extensão vinculado ao programa Teatro, Universidade e Informação (TUI) tem o viés pedagógico, e o objetivo do grupo é a apresentação em escolas e para o público infantil. Logo no início, cada grão se apresenta e expõe sua característica mais marcante. Tem o que ri sem parar, o que chora sem parar, um que é doutor, um que só fica feliz, e por aí vai. "Na peça, cada grão de areia tem sua característica, nenhum é igual ao outro. Assim como as crianças, todas são diferentes. O diferente de cada um forma o todo", reflete um dos integrantes, Clodoaldo Borges.
Um dos grãos, o apaixonado, fica encantado com uma estrela do céu. Todos caçoam e não dão a mínima para ele. Ele tenta ajuda dos quatro elementos da natureza e nada dá certo, o que nos permite até fazer uma analogia shakespeariana levando em consideração o romance de Romeu e Julieta.
Com muita música instrumental, cantos e danças, tudo vai ficando mais leve e dinâmico. Surgem adaptações de diversos estilos, desde o samba, rap ao rock. Segundo os integrantes, o projeto possibilita o aprendizado prático dentro da academia, saindo do lugar comum da teoria para a experimentação. Assim, o Deart fica conhecido na região, com a divulgação cultural nas diversas áreas do conhecimento.

Leitura Dramática: Pequenino Grão de Areia contou com canto, dança e música instrumental
Foto: Íris Jesus
Ficha técnica
Atores: Anderson Valfré, Clodoaldo Borges, Priscila Chagas, Gabriela Antonákis e Josiane de Olivera
Músicos: Bruno Crispi e Fernando Augusto
Direção: Wilson Oliveira
Texto: João Falcão