Ir para o conteúdo

I Encontro das Artes discute uso da arte em prol da educação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

 

Fernanda Marques

Até o próximo dia 26, Ouro Preto sedia o I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes. O evento, que reúne cerca de 120 pessoas, tem o objetivo de mobilizar as instituições públicas de ensino superior que atuam na área das Artes para dialogar e debater ações que promovam a ampliação e o fortalecimento do programa Mais Cultura nas Universidades.

De acordo com o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, o I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes procura estimular a cultura nas universidades e nos institutos federais. “Queremos que a universidade se pense e se repense culturalmente e possa dar mais atenção para a produção cultural, na formação artística. Queremos que a universidade tenha recurso próprio para investir na cultura". 

 

cerimnia_de_abertura.jpg

 

“A ideia é que cada universidade comece a pensar mais a cultura dentro da própria instituição e que os cursos de arte possam avaliar, com recursos disponíveis, na sua expansão, sendo os mais beneficiados”, afirma Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério da Cultura na Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC). 

A diretora ainda orienta que professores e alunos dos cursos de artes do País devem pensar em como produções artísticas que acontecem dentro da universidade podem ter mais visibilidade e se encontrar com projetos e discussões sobre outros assuntos e outras instituições de ensino. “Estamos, no momento, desenhando o edital. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançaram a portaria que criou o programa Mais Cultura nas Universidades, em janeiro deste ano. Por meio de editais, a iniciativa vai apoiar projetos que estimulem o aproveitamento dos equipamentos culturais dessas instituições, tais como museus, cinemas, teatros”, complementa.

A iniciativa dá prosseguimento a um conjunto de atividades iniciadas em 2013, como o Seminário Cultura e Universidade, que foi realizado em Salvador, entre os dias 22 a 24 de abril. Neste ano, a parceria é realizada com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que recebe o evento. "É um privilégio muito grande sediar um Encontro desse porte e importância. As artes têm papel importante na formação da juventude brasileira. Educam pela sensibilidade e auxiliam no entendimento de mundo e no desenvolvimento da reflexão", comentou Marcone Jamilson. O reitor da Federal de Ouro Preto observa, ainda, que a iniciativa traz "grande oportunidade para as universidades brasileiras retomarem seu papel na discussão e preservação da cultura e patrimônio cultural do País em benefício da educação".

 

mesa.jpg

Participaram da abertura e sessão de diálogos e debates o reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas; o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula; o Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada, representando o secretário de Tecnologia Cetec do Ministério da Educação; o vice-reitor da UniRIO, professor José da Costa Filho, representando a Andifes; a diretora do Cepin da Funart, Maria Ester Moreira; a diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério da Cultura na Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes Pereira; a representante do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Cesaria Alice Macedo; o pró-reitor de Extensão da UFOP, professor Rogério Santos Oliveira. Além da presença de professores, pesquisadores e profissionais ligados à cultura e à arte de diversas partes do País.

Apresentações de grupos de trabalhos e discussões sobre os benefícios da cultura na educação universitária são destaques do evento, que acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP até a próxima quarta-feira (26), com propostas a serem encaminhadas ao governo federal. O evento é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério da Educação (MEC) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Sobre o Mais Cultura nas Universidades: Criado em janeiro de 2014, o programa tem o objetivo de divulgar, estimular e preservar a cultura brasileira nas Instituições de Ensino Superior. O Mais Cultura nas Universidades busca estimular a cultura nos Instituições de Ensino Superior e Institutos Federais do País. Orquestras universitárias, espaços, centros culturais, festivais e mostras estudantis e universitárias terão oportunidade de, por meio da universidade, apresentarem um plano de cultura e se desenvolverem com recurso junto a iniciativas culturais, pontos de culturas e outras instituições de ensino.