Ir para o conteúdo

I Festival de Cinema e Africanidade de Ouro Preto exibe filmes que retratam a cultura negra

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Júlia Mara Cunha

No mês da consciência negra, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) promove entre os dias 22 e 30 de novembro, o I Festival de Cinema e Africanidades de Ouro Preto, no Cine-Teatro Vila Rica. Serão exibidos filmes clássicos e contemporâneos que tem como protagonistas atores ou cineastas negros. Segundo a organizadora e coordenadora do (Neab), Kassandra Muniz, o cinema é uma ferramenta poderosa para conhecer mais sobre a cultura afrodescendente, que é rica e está presente nas cidades de Mariana e Ouro Preto.

Todas as exibições são gratuitas e o público poderá assistir a trilogias de filmes produzidos pelo diretor Spike Lee, obras que tem como ator principal Morgan Freeman e filmes brasileiros.

O destaque da programação é o lançamento do documentário “Raça – Um filme sobre igualdade", do cineasta brasileiro Joel Zito Araújo, e da documentarista norte-americana Megan Mylan, no dia 30, às 18h. Após a exibição do filme, haverá um debate com especialistas no tema e o encerramento do I Festival de Cinema e Africanidades de Ouro Preto e do II Festival de Artes Afro-Diaspóricas.

consciencia_negra.jpg