Ir para o conteúdo

ICEB completa 30 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Neste dia 16 de julho, segunda-feira, o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa 30 anos. Fundado em 1982, o ICEB foi a primeira unidade acadêmica a se instalar completamente no campus universitário do Morro do Cruzeiro.

O ICEB é um Instituto multidisciplinar com ampla atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão das Ciências Exatas e Biológicas. É constituído pelos Departamentos de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (DEBIO), Ciências Biológicas (DECBI), Computação (DECOM), Física (DEFIS), Matemática (DEMAT) e Química (DEQUI).

Atualmente, o Instituto oferece os seguintes cursos de graduação:  Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Física, Bacharelado em Química Industrial, Bacharelado em Estatística, Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química. O Instituto também oferece disciplinas do ciclo básico para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Física, Farmácia, Medicina, Museologia, Nutrição,  Pedagogia, Turismo e para as Engenharias da Escola de Minas. 

Na área de ensino de pós-graduação stricto sensu, o ICEB oferece o Mestrado em Ciência da Computação (DECOM), Mestrado em Ciências - Física de Materiais (DEFIS), Mestrado Profissional em Educação Matemática (DEMAT) e Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais (DEBIO). Em 2012, a CAPES aprovou a criação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto. 

Além dos seus cursos de pós-graduação próprios, o Instituto participa da co-gestão de diversos programas de pós-graduação stricto sensu institucionais, tais como Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (NUPEB), Mestrado em Biotecnologia (NUPEB), Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental (ICEB / Escola de Minas) e Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais (REDEMAT).

O aniversário do ICEB será comemorado no dia 31 de agosto, às 9h, no auditório do Instituto, quando serão homenageados servidores docentes e técnico-administrativos com 25 e 30 anos de serviços prestados ao Instituto e concessão dos Prêmios Destaques de 2011.