Ir para o conteúdo

ICHS realiza palestras em comemoração ao Dia do Tradutor

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza, nos dias 28 e 30 de setembro no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), das 11h às 12h, palestras comemorativas do Dia do Tradutor.

As palestras do dia 28 de setembro contaram com a participação dos professores doutores Maria Clara Versiani Galery, José Luiz Vila Real Gonçalves e Adail Sebastião Rodrigues-Júnior.
 
Na ocasião, o professor José Luiz apresentou um breve mapeamento da disciplina Estudos da Tradução e, em seguida, falou de seus interesses de pesquisa no campo da investigação da competência do tradutor, da formação do tradutor e de cursos de tradução. Ao final, o professor falou dos objetivos do Núcleo de Estudos da Tradução do ICHS.
 
A segunda fala foi do professor Adail Sebastião. Na oportunidade, o professor apresentou o Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da UFOP, dando ênfase à linha de pesquisa Tradução e Práticas Discursivas. Nesse momento, à professora Maria Clara foi dada a palavra, de modo que ela falasse um pouco de sua pesquisa, no campo da tradução literária, da autotradução e de adaptações para e no teatro. Ao final, o professor Adail Sebastião retomou a fala e apresentou seus interesses de pesquisa no campo da tradução literária, da tradução e estilística e da tradução de literaturas de minorias, com foco na literatura gay, tendo na Linguística Sistêmico-Funcional e nos Estudos Culturais os fundamentos epistemológicos dessas investigações. Nessa mesma fala, o professor Adail Sebastião falou um pouco do Grupo de Estudos em Gramática Funcional, cujo objetivo é estudar os aportes teóricos da gramática hallidayana como método de análise de textos produzidos em contextos sociais variados.
 
Por fim, alguns alunos fizeram perguntas e pediram esclarecimentos, prenunciando o final do evento do dia.
 
Para o dia 30 de setembro, as palestras serão ministradas pela professora Ms. Glória Guiné e pelo professor Dr. Giacomo Figueredo, que discutirão o Bacharelado em Tradução do Departamento de Letras da UFOP e a profissão do tradutor.