Criado por Administrator em sex, 28/11/2008 - 14:37
Foi no cenário artístico e cultural de Ouro Preto que nasceu o Instituto de Filosofia Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 30 de novembro de 1981. Funcionando em prédios do Centro Histórico e no campus Morro do Cruzeiro, o Instituto abriga os cursos de Artes Cênicas, Filosofia e Música.
O curso de Música teve início em 1993 a partir da demanda da Escola Livre de Música, que já funcionava em Ouro Preto. A graduação está focada na formação do professor – músico – pesquisador e se estrutura em três eixos: teoria geral da música, formação musical por meio do instrumento ou canto e didática/pedagógica.
Fundado em 1994, o curso de Filosofia da UFOP oferece as modalidades bacharelado e licenciatura, permitindo a atuação do profissional tanto como professor de ensino fundamental e médio quanto em áreas de interesse específico, devido à grade curricular.
A graduação em Licenciatura em Artes Cênicas da Instituição teve seu início em 1998. No ano seguinte, houve a criação do Bacharelado em Direção Teatral. Devido à crescente demanda pela formação em nível superior de atores, das especificidades exigidas para o aperfeiçoamento de diretores e tendo em vista a formação de arte-educadores, ocorreu uma nova linha específica da graduação em 2005, a Interpretação, o que possibilitou ampliar a estrutura do curso.
Atualmente, cerca de 500 alunos estão matriculados nos três cursos do IFAC, que aliam teoria e prática proporcionando aos alunos a realização de eventos culturais, projetos de extensão e diversas possibilidades de iniciação científica. Além de possibilitar um importante contato com o público externo.