Ir para o conteúdo

Ifac recebe atividades especiais para comemorar 32 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Brunello Amorim

Apresentações musicais e exposição fotográfica fizeram parte da abertura da programação que comemora os 32 anos do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura (Ifac) da Universidade Federal de Ouro Preto. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 27, no prédio do Instituto, localizado no Centro Histórico de Ouro Preto. 

aniversario_ifac_abertura_nathalia_viegas.jpg
Solenidade em comemoração ao aniversário do Instituto. Foto: Nathália Nunes
 
O evento foi prestigiado pelo reitor Marcone Jamilson Freitas Souza e pela vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes, além de alunos, ex-alunos, chefes de departamentos, professores e técnicos-administrativos. O reitor Marcone ressaltou que a maior novidade a ser comemorada nesta data é a recente criação do mestrado em Artes Cênicas. “O curso vem coroar o investimento na verticalização do Instituto”, destacou.

Uma das peculiaridades do Ifac é reunir graduações de áreas distintas, sendo elas, Filosofia, Artes Cênicas e Música. Para o diretor do Ifac, professor Guilherme Paoliello, a reunião desses cursos “possibilita uma riqueza incomum de experiências”. Ele também afirmou a importância do Instituto nos projetos de extensão da UFOP, envolvido, por exemplo, diretamente com a organização do Festival de Inverno.

Exposição Durante a solenidade foi inaugurada uma exposição fotográfica que percorrerá diferentes unidades do campus Morro do Cruzeiro. As fotos são de autoria de Luiz Fontana, que registrou Ouro Preto no período de 1922 a 1950. “O objetivo da mostra é dar maior visibilidade a esse acervo histórico que pode ser inédito para muitas pessoas”, explica Rogério Almeida, um dos organizadores e técnico-administrativo do Ifac.

O evento também contou com a apresentação do “Quarteto de Metais Inconfidente”, formado por alunos do Demus e coordenado pelo professor Érico Fonseca. O grupo participou de um concurso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ficou entre os sete melhores dos setenta  inscritos.